Quando o monitor exibir uma tonalidade amarelada indesejada, você precisará verificar o hardware e, em seguida, o driver de vídeo antes de tentar correções de software. Às vezes é um problema de conexão do cabo ou até mesmo uma configuração do monitor que pode ser ajustada no menu de configuração do seu dispositivo.
Problemas de hardware
Para PCs com placas de vídeo incorporadas e sem cabeamento - por exemplo, telas de laptop - você provavelmente terá que levar seu dispositivo a um profissional para reparo. Se, no entanto, o seu PC incluir uma placa de vídeo separada, faça as verificações básicas primeiro:
- Verifique se os cabos de conexão estão totalmente encaixados no monitor e na porta do seu PC e se os cabos não estão dobrados ou danificados. Cabos revestidos de borracha, em particular, provam ser um brinquedo de mastigar tentador para animais de estimação. Mesmo uma perfuração parcial de um cabo pode afetar os sinais elétricos entre o PC e o monitor, afetando a aparência da tela.
- Verifique a data de fabricação do seu monitor. Às vezes, os CRTs muito antigos ficam desalinhados, levando à descoloração. Pressionando o Desmagnetização do monitor botão pode corrigir ou minimizar a tonalidade indesejada.
- Abra o gabinete do seu PC para verificar se a placa de vídeo está encaixada corretamente no slot. Alguns PCs incluem vídeo on-board, embutido na placa-mãe, mas outros incluem placas separadas que são conectadas por meio de um slot de expansão.
Aviso
Desligue a máquina, desconecte a energia e aterre-se antes de tocar nos componentes internos dentro do gabinete do PC. O choque estático, mesmo em pequenas doses, danifica as placas dos computadores.
Problemas de driver
Ocasionalmente, o software de driver de uma placa de vídeo mais antiga pode quebrar ou ficar fora do suporte do fornecedor, de modo que outras atualizações em sua máquina podem eventualmente entrar em conflito com o driver de vídeo. Visite o site do fabricante da sua placa de vídeo para baixar o pacote de driver mais recente para seu sistema operacional e hardware.
Muitas placas de vídeo incluem firmware - um mini sistema operacional apenas para esse componente - que requer atualização periódica. Verifique o firmware da sua placa de vídeo e atualize-o conforme necessário. As instruções para atualizações variam de acordo com o fabricante do cartão.
Dica
As pessoas que executam versões beta de sistemas operacionais às vezes experimentam uma incompatibilidade de drivers antigos e novos e, às vezes, esses drivers afetam os componentes de maneiras inesperadas. Verifique se não apenas o driver de vídeo é apropriado, mas se outros drivers - como pontes PCI - também possuem um driver válido. Os componentes que se conectam por meio de outros componentes geralmente falham se algum driver na sequência estiver danificado, ausente ou configurado incorretamente. No Windows, abra o
Gerenciador de dispositivos e procure por qualquer ícone destacado com um ponto de exclamação dentro de um triângulo. Você pode ter que resolver esses erros antes que sua placa de vídeo funcione como deveria.
Correções de hardware
Um tom amarelado na tela pode não ser um problema. Revise o manual do seu monitor para ver se ele suporta configurações de hardware para substituir a aparência da tela. Os monitores destinados a serem usados como monitores de PC ou como TVs geralmente incluem alguns controles, independentes do Windows, que controlam a aparência da tela. Procure configurações na tela ou botões de hardware para controlar matiz, contraste, gama e visuais relacionados. Você pode corrigir a tonalidade amarela apenas por meio de ajustes de hardware em seu monitor.
Correções de software
Execute a ferramenta de configuração personalizada da sua placa de vídeo - geralmente acessada por meio de um ícone na bandeja do sistema - para modificar a exibição pelo Windows. A ferramenta de configuração de vídeo de cada fabricante é diferente, mas, em geral, a maioria das ferramentas suporta algum grau de aprimoramento de cores, seja para a tela como um todo ou para diferentes canais de cores vermelho, azul e verde. Verifique se o painel de controle do seu monitor está configurado corretamente; erros de configuração não intencionais podem ter levado a uma ênfase excessiva em certas configurações que resultaram em um tom amarelo na tela.