>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Intel Atom vs. Intel I5


O Intel Atom e o Intel i5 são dois processadores, ou unidade central de processamento, linhas da empresa de semicondutores Intel Corp. O Intel Atom, lançado em 2008, é feito especificamente para produtos eletrônicos relativamente pequenos, especialmente laptops pequenos conhecidos como netbooks. O Intel i5, que chegou no ano seguinte, funciona como a oferta de gama média da principal marca Core da empresa de CPUs orientadas para o consumidor - aplicado em computadores pessoais desktop e laptop. No momento da publicação, o Atom e o i5 estão em sua segunda geração de produção, rendendo 45 e 40 chips, respectivamente.

Fabricação


O Intel Atom é um chip de núcleo único ou dual, o que significa que possui uma ou duas unidades de processador. A divisão Intel Core i5 oferece entradas dual e quad-core, o que a torna uma CPU mais poderosa. Cada Intel Atom usa o processo de fabricação de 45 nanômetros. Enquanto a primeira geração de chips i5 também usa esse nó litográfico, a segunda geração usa o processo de fabricação de 32 nm, tornando-os menores que os CPUs Atom.

Velocidades


No momento da publicação, a faixa de velocidade do processador Intel Atom é de 600 MHz a 2,13 GHz. A faixa de velocidade de processamento do Intel Core i5 é de 1,06 GHz a 3,6 GHz. Em relação à velocidade de transferência de dados, o Atom oferece uma faixa de 400 milhões a 2,5 milhões de transferências por segundo. Os Core i5s de primeira geração mantêm a taxa de 2,5 GT/s, embora seus sucessores imediatos a dobrem em 5 GT/s.

Cache e consumo de energia


Cada CPU Intel Atom e Core i5 possui caches, que são pequenas unidades de memória que o processador usa para acesso de alta velocidade aos dados mais usados ​​do sistema do computador. O Atom tem dois caches, que são chamados de cache de nível 1 e cache de nível 2. O Core i5 tem três, seguindo o esquema de nomenclatura do Atom. Com uma faixa de consumo de energia de pico de 0,65 a 13 watts, o Atom é mais eficiente em termos de energia do que o i5, que tem uma faixa de 18 a 95 W.

Tecnologias


A maioria dos processadores Intel Atom e Core i5 possui um chipset Intel HD Graphics, um recurso integrado que fornece processamento gráfico a partir da própria CPU. Também está incluída a tecnologia de virtualização - na maioria dos chips Atom, mas em todos os Core i5s - para integrar vários ambientes de sistema operacional em um único sistema de computador. A Intel adiciona a tecnologia Turbo Boost no Core i5, dando à marca a capacidade de aumentar sua velocidade de processamento quando o sistema operacional exigir o melhor desempenho absoluto.