Uma equação quadrática é um polinômio de segundo grau que tem a forma "ax^2 + bx + c =0." O "a", "b" e "c" são as constantes e "x" é a variável. Quando você resolve uma equação quadrática, você deve ter os valores das constantes e resolver para x, que sempre produz dois valores, chamados de "raízes". No Visual Basic, você pode escrever um programa ou função que solicite ao usuário que insira os valores a, b e c, encontre as raízes e exiba os valores no formulário.
Etapa 1
Abra um novo programa Visual Basic. Clique duas vezes na ferramenta "Botão" para adicionar Button1 ao formulário. Clique duas vezes na ferramenta "Label" duas vezes para adicionar Label1 e Label2 ao formulário.
Etapa 2
Dê um duplo clique em “Button1″ no formulário para abrir a janela de código. Digite o seguinte código:
Dim a As Decimal =InputBox("Digite A:") Dim b As Decimal =InputBox("Digite B:") Dim c As Decimal =InputBox("Digite C:") Quadrático(a, b, c)
As três primeiras linhas solicitam ao usuário os valores das constantes. Em seguida, ele chama um sub chamado "Quadratic" e passa as constantes como argumentos para ele.
Etapa 3
Insira o cursor fora do sub Button1. Digite o seguinte código:
Private Sub Quadrático(ByVal a Como Decimal, ByVal b Como Decimal, ByVal c Como Decimal) Dim roots(1) As String Dim x1, x2, disc Como Decimal disc =b ^ 2 - 4 * a * c
A primeira linha cria a sub quadrática e aceita três argumentos. Em seguida, ele define uma matriz com dois itens para as duas raízes. Em seguida, cria três variáveis decimais e atribui o valor do discriminante, que determina o número de raízes que a equação quadrática possui.
Etapa 4
Digite o seguinte código:
Se disco>=0 Então x1 =(-b + Math.Sqrt(disco)) / (2 * a) x2 =(-b - Math.Sqrt(disco)) / (2 * a) roots(0) =x1 .ToString roots(1) =x2.ToString Else roots(0) ="(-" &b.ToString &"+Sqrt(" &disc.ToString &"))/(2_" &a.ToString &")" roots(1) ="(-" &b.ToString &"-Sqrt(" &disc.ToString &"))/(2_" &a.ToString &")" End If
A função "if" verifica se o valor do discriminante é maior ou igual a zero, o que significa que a equação tem uma ou duas raízes. Em seguida, resolve para x. Se o discriminante for menor que zero, a equação não tem raízes reais e a parte "else" é executada, que exibe as equações de raízes complexas.
Etapa 5
Digite o seguinte código:
Label1.Text =roots(0) Label2.Text =roots(1) End Sub
Essas linhas de código simplesmente exibem as raízes nos rótulos e fecham o bloco de código do sub quadrático.
Etapa 6
Salve o programa Visual Basic. Pressione “F5″ para executá-lo.