Uma luz negra produz iluminação fluorescente com raios ultravioleta. Quando as pessoas veem as coisas brilhando no escuro, as luzes negras são o que criam esse efeito. A luz tem um comprimento de onda maior do que a luz dos raios X e é mais curta do que a luz que as pessoas normalmente veem. Coisas normalmente invisíveis aos olhos tornam-se visíveis com um suave brilho violeta fluorescente.
Equipamento médico
Luzes negras são usadas para esterilizar equipamentos em hospitais e inspecionar salas de cirurgia em busca de germes antes da cirurgia. Este é um processo mais rápido e menos tedioso do que o método de esterilização em autoclave. O equipamento deve ser limpo e seco antes da esterilização, pois os raios ultravioleta não podem penetrar através da poeira ou sujeira que possa estar bloqueando a superfície do objeto. Luzes negras também são usadas para curar materiais dentários, tornando-os prontos para uso em pacientes em segundos.
Casa e empresa
A indústria alimentícia usa luzes negras ao embalar produtos. Os raios alertam as empresas para germes invisíveis que podem produzir bactérias e estragar os alimentos. Os parques temáticos às vezes marcam a mão de uma pessoa com uma marca fluorescente invisível na entrada do parque. Se o hóspede sair do parque durante o dia, os funcionários do parque usam uma luz negra para identificar a marca do hóspede na reentrada. As luzes negras também podem mostrar manchas de urina escondidas de animais de estimação que vivem dentro de uma casa. A urina brilhará sob os raios da luz negra, resultando em uma limpeza mais fácil e ajudando a evitar odores.
Ciência e insetos
Os escorpiões têm substâncias químicas fluorescentes dentro de seus corpos, e os raios ultravioletas farão com que a criatura brilhe. Cientista usa luzes negras para localizar escorpiões para pesquisa. Além disso, os campistas podem usar luzes negras em "eliminadores de insetos" que mantêm a área ao redor de suas barracas e dormitórios livres de pragas que picam ou picam, como mosquitos. As luzes negras atraem os insetos, zapeando e matando-os quando pousam na lâmpada.
Autenticação
Bancos e lojas de varejo usam luzes negras para verificar a autenticidade de notas grandes. Os raios ultravioleta detectam marcas nas contas que são invisíveis a olho nu. Ao pagar um resgate por um sequestro, os funcionários podem marcar as notas com uma caneta de tinta fluorescente para identificação posterior. As carteiras de motorista em muitos estados também têm símbolos invisíveis que são extremamente difíceis de duplicar, tornando mais fácil para um policial usar luz negra para determinar se uma carteira é autêntica.