>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

O que é uma porta LAN RJ45 Gigabit?


Soquetes em computadores e dispositivos de rede são conhecidos como "portas". Uma porta de rede também é chamada de porta LAN -- LAN significa rede local -- que é um termo da indústria para uma rede privada. O principal conjunto de padrões para as propriedades físicas das LANs é chamado de Ethernet. As recomendações de Ethernet evoluem com o tempo, cada nova adição criando redes mais rápidas e eficientes. A série mais recente de padrões Ethernet abrange redes que podem transferir dados a mais de um bilhão de bits por segundo - uma LAN gigabit. RJ45 é o nome comum para conectar o cabo de rede ao computador.

RJ45


O conector RJ45 é a forma mais comum de design de plugue/soquete usado em redes atualmente. Os computadores enviados pelo fabricante com um adaptador de rede instalado sempre têm uma porta RJ45. O nome não é totalmente preciso, pois é um código atribuído a um tipo de tomada telefônica pela Comissão Federal de Comunicação dos EUA. O "RJ" em RJ45 significa "Jack registrado" e todos os conectores de telefone aprovados para uso nos Estados Unidos têm um código RJ. O verdadeiro plugue RJ45 tem oito pinos e dois contatos. Em aplicações Ethernet, o plugue possui oito pinos e oito contatos. Como a designação RJ se refere ao plano de fiação e não ao design do plugue, o plugue Ethernet não é um RJ45. No entanto, parece exatamente com um, e todos o chamam de RJ45.

Porta LAN


As portas LAN também são conhecidas como portas Ethernet, portas de rede, conectores RJ45, soquete de rede ou placa de rede. A tomada é semelhante a uma tomada de telefone, só que é um pouco mais larga. Dentro do soquete, oito tiras de metal na parte inferior conectam-se às tiras correspondentes no plugue. Quando o plugue é inserido na porta, ele é travado no lugar por uma mola plástica. Este plugue mantém uma conexão mantendo as tiras de metal no plugue e no soquete em contato. A porta LAN se conecta diretamente ao adaptador de rede do computador e é essa conexão entre os adaptadores de rede por cabo que forma uma rede.

Ethernet


Os padrões Ethernet foram publicados como padrões abertos desde 1983. A autoridade controladora é o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos. Todos os padrões Ethernet são publicados sob o código 802.3 seguido por uma ou duas letras para indicar uma sequência. Cada recomendação forma uma descrição dos requisitos de hardware que o comitê 802.3 investigou como a melhor interconexão de tecnologias para produzir melhor desempenho de rede. As normas recomendam diferentes tipos de cabos para cada nível de desempenho. A forma mais comum de cabo em uso hoje para redes Ethernet é o par trançado não blindado, que é terminado pelo conector estilo RJ45.

Gigabit Ethernet


As recomendações Ethernet para redes gigabit incluem quatro tipos de cabo:cabo biaxial, par trançado não blindado e cabo de fibra óptica monomodo e multimodo. Desses quatro tipos, apenas o UTP usa o plugue estilo RJ45 e pode se conectar à porta LAN RJ45 de um computador.