Pontes e repetidores sem fio são dois dispositivos de rede. A versão sem fio de um repetidor é chamada de "extensor de alcance". Uma ponte sem fio permite que dispositivos não sem fio se conectem a redes sem fio. Esses dois dispositivos têm muito pouco em comum.
Ponte
Uma ponte de rede conecta dois segmentos de uma rede. Em ambientes comerciais, a ponte é usada para dividir uma grande rede em segmentos e, assim, reduzir o número de computadores em disputa em cada seção da rede. Em redes domésticas, os dispositivos que permitem que equipamentos não sem fio se conectem à rede Wi-Fi são comercializados como pontes sem fio ou pontes Ethernet. A premissa é que a ponte se conecte ao equipamento não Wi-Fi por meio de um cabo e à rede sem fio por meio de um transmissor de rádio. Assim, a ponte sem fio conecta os segmentos com fio e sem fio da rede doméstica.
Repetidores
Um repetidor aumenta um sinal que viaja por um cabo de rede. A tensão do sinal se deteriora após uma certa distância. Isso é chamado de "atenuação". Se for necessário cobrir uma distância maior, dois cabos são conectados por um repetidor. O repetidor aumenta a tensão do sinal para que ele possa percorrer o segundo segmento do caminho com energia renovada. O repetidor não lida com a outra limitação no comprimento do cabo, que é a distorção. O repetidor aumenta todos os sinais, incluindo interferências.
Extensores de alcance
Uma melhor comparação entre pontes sem fio e repetidores pode ser feita com a contraparte sem fio do repetidor -- o repetidor sem fio ou extensor de alcance. O extensor de alcance é um amplificador. Quando colocado dentro da borda externa da área de transmissão de um roteador sem fio, ele disponibiliza o sinal para áreas do prédio além do alcance original do roteador. A pegada de sinal do repetidor se sobrepõe à do roteador, permitindo que a transmissão de sinais de transmissores fora do alcance do roteador, mas dentro do alcance do repetidor, seja retransmitida de volta ao roteador.
Comparação
Embora os extensores de alcance alcancem áreas além do alcance do roteador central, eles também recuperam todo o tráfego do roteador, criando congestionamento e desacelerando a rede. Uma ponte sem fio pode ser usada como transmissor em um local remoto de um prédio, transportando os sinais de volta por cabo para outra ponte dentro do alcance do roteador. Isso elimina os problemas de os sinais do roteador serem repetidos de volta para ele, pois a ponte não repete automaticamente todos os sinais que recebe. Os laptops dentro do alcance da ponte remota se comunicam via wireless, depois por cabo e novamente via wireless, com o roteador wireless. Alternativamente, o fio da ponte remota pode ser executado diretamente no roteador e conectado a uma porta. Outro método é usar o sistema de fiação elétrica da casa para levar os sinais da ponte sem fio de volta ao roteador. O repetidor sem fio oferece uma solução exclusivamente sem fio para alcançar locais fora de alcance. A ponte combina tecnologia de rede sem fio e cabos.