Em geral, o programa VLC media player de código aberto é seguro para ser executado em seu sistema; no entanto, alguns arquivos de mídia mal-intencionados podem tentar usar bugs no programa para controlar seu computador. Para se proteger ao usar o VLC, use-o apenas para abrir arquivos confiáveis e mantenha o programa atualizado para a versão mais recente.
Vulnerabilites
Arquivos de vídeo que contêm código de programação malicioso podem afetar negativamente a operação do player VLC. O desenvolvedor do software, VideoLAN, já relatou várias vulnerabilidades no programa. Essas vulnerabilidades foram resultado de bugs que ocorreram quando um usuário tentou abrir certos tipos de arquivos de vídeo no VLC. Embora os bugs não fossem perigosos por si mesmos, eles ofereciam uma possível oportunidade para arquivos maliciosos atacarem o computador do usuário.
Efeitos
A maioria dos arquivos maliciosos que podem atacar o player VLC são relativamente inofensivos. A maioria desses arquivos maliciosos pode, na pior das hipóteses, travar o programa VLC; isso pode ser irritante, mas é improvável que danifique seu sistema. Outras vulnerabilidades, no entanto, possivelmente permitiram que arquivos maliciosos executassem código de programa, o que teoricamente poderia permitir que o invasor controlasse o VLC e até mesmo todo o sistema operacional. Talvez você nem precise baixar um arquivo para que ele ataque seu sistema:certos arquivos maliciosos podem explorar vulnerabilidades nos plug-ins do navegador da Web VLC.
Arquivos maliciosos
Para proteger seu sistema contra arquivos de vídeo maliciosos que podem atacar o VLC, baixe apenas arquivos de mídia de fontes confiáveis. Arquivos de vídeo baixados de redes de compartilhamento de arquivos ponto a ponto, por exemplo, são muito mais propensos a serem maliciosos do que aqueles baixados de um site de vídeo respeitável. Até mesmo arquivos de áudio podem ser maliciosos:o VideoLAN relatou vulnerabilidades do VLC envolvendo arquivos de áudio WAV e faixas de áudio de CD.
Proteção adicional
Para evitar que códigos maliciosos ataquem seu computador por meio do VLC, atualize o programa regularmente. Quando uma atualização do programa estiver disponível, o VLC o notificará com uma caixa pop-up quando você iniciar o programa. Você também pode verificar se há atualizações no menu "Ajuda" do programa. Verifique os avisos de segurança da VideoLAN regularmente para quaisquer vulnerabilidades que apareçam entre as atualizações. Faça o download do player VLC apenas no site oficial de download em VideoLAN.org:o download de outras fontes pode expor seu computador a malware.