Embora as redes Wi-Fi ofereçam maior versatilidade e flexibilidade em relação às redes tradicionais baseadas em cabos Ethernet, o alcance efetivo de muitos roteadores sem fio não é grande o suficiente para muitas residências e escritórios maiores. É possível estender o alcance de uma rede sem fio para um quilômetro e além com o uso de hardware de rede adicional. Repetidores de rede, antenas omnidirecionais e roteadores sem fio adicionais são capazes de permitir que o sinal Wi-Fi seja estendido por uma área ampla para que os dispositivos possam se conectar independentemente de onde estejam localizados em uma casa ou escritório.
Etapa 1
Instale repetidores sem fio entre o roteador sem fio que está transmitindo o sinal e os dispositivos conectados à rede sem fio. O repetidor funciona recriando o sinal produzido pelo roteador Wi-Fi para que a intensidade do sinal nunca diminua o suficiente para impedir que os dispositivos se conectem à rede. Embora vários repetidores possam ser posicionados entre o roteador sem fio e os dispositivos que serão conectados à rede, a velocidade da rede será reduzida por repetidores adicionais.
Etapa 2
Configure uma antena omnidirecional para transmitir o sinal Wi-Fi em uma grande área. A antena se conecta por meio de um cabo à porta do roteador ocupada pela antena externa de fábrica. Embora seja necessário instalar a antena externamente, a transmissão do sinal atingirá os dispositivos internos e externos. O sinal fornecido pela antena é muito mais forte do que o fornecido por meio de repetidores e capaz de permitir que dispositivos a até três quilômetros de distância do roteador se conectem à rede.
Etapa 3
Conecte vários roteadores sem fio para estender o alcance do sinal sem fio. Uma vez determinada a quantidade de cabo Ethernet necessária para conectar os roteadores sem fio, os roteadores podem ser conectados através das portas na parte traseira dos roteadores. Dependendo do alcance de transmissão dos roteadores sem fio usados, pode ser necessário conectar mais de dois roteadores.
Dica
Certifique-se de que todo o hardware de rede existente esteja configurado para transmitir o sinal mais forte possível, atualizando o firmware de todos os dispositivos. Ganhos de desempenho adicionais podem ser obtidos garantindo que todo hardware adicional adicionado à rede seja fabricado pela mesma marca.