Tanto as transmissões por satélite quanto as terrestres podem usar microondas, que formalmente são definidas como radiação eletromagnética na faixa de comprimento de onda de 0,3 a 0,001 metros, com frequência entre 100 megahertz e 30 gigahertz. Isso significa que as ondas caem no espectro normalmente usado para radar. Mas as transmissões de microondas terrestres e baseadas em satélite estão em conformidade com as mesmas condições físicas.
Transmissões baseadas em satélite
O Congresso Administrativo Mundial de Rádio, WARC, que é o órgão da União Internacional de Telecomunicações que regula o uso do espectro de rádio, estabeleceu duas faixas de frequência para comunicações via satélite. A banda C usa frequências entre 3,7 e 4,2 GHz e de 5,9 a 6,4 GHz. Os satélites de banda Ku usam frequências entre 11 e 12 GHz. Ambos os tipos de comunicação exigem que os receptores terrestres tenham uma antena parabólica para receber o sinal. A antena também deve ser direcionada para o satélite para que focalize a parábola na transmissão do satélite.
Transmissão por microondas terrestre
A transmissão de microondas na atmosfera só pode ocorrer quando há uma linha direta de visão entre a antena do emissor e do receptor. É por isso que as torres de transmissão de micro-ondas são salpicadas de antenas apontando em muitas direções – elas na verdade apontam para diferentes torres de transmissão de micro-ondas. A absorção de micro-ondas na atmosfera também significa que há muito pouca interferência entre as diferentes torres de micro-ondas.
Vantagens das transmissões por microondas
Rádio, incluindo microondas, é uma forma de transmissão de energia. A transmissão de energia em frequências e comprimentos de onda definidos como micro-ondas tendem a ser absorvidos pelas moléculas de água. É por isso que um forno de microondas funciona. Para transmissão de microondas, as moléculas de água na atmosfera absorvem a energia transmitida. O efeito necessário para a transmissão é comparativamente baixo para a quantidade de dados transmitidos devido às curtas distâncias proporcionadas pelo requisito de linha de visão. Isso também é verdade para os satélites. Um satélite pode transmitir com um efeito relativamente baixo, pois não há nada entre ele e a antena.
Comparação por satélite e microondas terrestre
As comunicações via satélite só funcionam quando há uma linha de visão do satélite de comunicações. O mesmo acontece com as comunicações terrestres de microondas. Ambos requerem antenas parabólicas. Isso ocorre porque, além das bandas de frequência limitadas usadas pelas comunicações via satélite, as comunicações terrestres e de microondas por satélite estão realmente usando a mesma tecnologia, e a única diferença é a distância entre o emissor e o receptor.