A luz visível é, sem dúvida, uma parte vital da vida humana, pois permite que você veja o mundo usando seus olhos. Esse tipo de luz faz parte do espectro eletromagnético de ondas que o olho humano pode detectar. Embora a necessidade essencial de luz visível seja muito clara, ela também apresenta desvantagens em certas condições ou quando não é usada adequadamente.
Problemas de saúde ocular
A luz que você vê tem um comprimento de onda na faixa de cerca de 380 nm a 780 nm e uma faixa de frequência de cerca de 405 THz a 790 THz. O olho humano pode sofrer lesões na retina devido à superexposição à luz visível. Embora alguns danos possam curar, a superexposição mais séria à luz visível pode levar a danos permanentes nos olhos ou até cegueira. Este tipo de problema ocular é causado por olhar diretamente para algo muito brilhante como o sol.
Acidentes relacionados à visão
A principal defesa do olho humano contra danos devido à superexposição à luz é fechar com a ajuda das pálpebras. Em alguns casos em que uma pessoa não fecha os olhos imediatamente antes da exposição à luz muito forte, isso pode causar cegueira temporária. Um acidente relacionado à visão que pode acontecer é quando uma pessoa está dirigindo durante a noite, então outro veículo com farol alto passa na pista oposta. Isso pode fazer com que o motorista feche os olhos ou fique cego temporariamente se os olhos permanecerem abertos durante o incidente. Isso pode levar a um acidente de viação.
Problemas de exposição do filme
A luz visível afeta os filmes, incluindo aqueles usados em raios-X, fotografia de filme e filmes. Um filme cria uma imagem usando suas características químicas, que mudam de acordo com a forma como a luz atinge sua superfície. Uma máquina de raios X ou uma câmera de filme controla a luz usada para eles. Esses filmes são protegidos da luz através de seus recipientes. A remoção acidental desses recipientes resultaria na exposição dos filmes, o que os inutilizaria ou causaria danos permanentes na suposta imagem que deveria aparecer neles.
Deterioração de Materiais
A luz visível pode causar alterações químicas em diferentes materiais, que normalmente resultam na deterioração de sua qualidade. A exposição prolongada à luz pode resultar em uma aparência mais cansada desses materiais - devido à forma como a luz afeta as propriedades moleculares e químicas de um material. Essa condição é especialmente evidente em documentos e fotos muito antigos, como os históricos arquivados em museus que tendem a desaparecer com o tempo.