Os logaritmos têm sido uma parte importante da matemática desde 1614. Matemáticos e programadores de computador usam expoentes logarítmicos porque simplificam cálculos matemáticos complexos. Por exemplo, 1000 =10^3 é o mesmo que 3 =log101000. Os desenvolvedores de computadores usam logaritmos em fórmulas de funções de computador para criar resultados específicos de programas de software, como a criação de gráficos que comparam dados estatísticos.
Modelagem de Computador
A modelagem por computador cria modelos de comparação que preveem resultados com base em informações estatísticas matemáticas. Na modelagem computacional, os logaritmos podem representar qualquer assunto que desejamos comparar, como o brilho da luz ou intensidades de terremotos. Quando um computador mede magnitudes, ele cria uma escala logarítmica. Os computadores analisam processos exponenciais, como a propagação de uma epidemia, por meio de conjuntos de medições logarítmicas. O processo cria uma curva logarítmica modificada chamada logística.
Imagens de computador
Os logaritmos usados em imagens de computador alinham pixels, organizam cores e ajudam os computadores a manipular fotografias para aprimoramento, mesclagem ou comparação. Após a criação de uma imagem digital, as informações fotografadas se convertem em pequenas seções de cores chamadas pixels. Para que um computador recrie uma imagem, ele organiza os valores de vermelho (R) verde (G) azul (B) para cada pixel e os transforma em pares de cores bidimensionais, como G/R, B/R. Cada par significa um logaritmo matemático específico que permite ao computador traduzir e alinhar cada pixel na imagem fotografada.
Criptologia
Os logaritmos discretos são uma parte importante da criação de sistemas criptográficos de computador eficazes. A natureza variável das trocas de chaves numéricas em certas fórmulas logarítmicas permite que os criptologistas desenvolvam sistemas de segurança de computador que restringem o acesso do usuário e atuam como uma peneira impedindo ataques de segurança específicos.
Desenvolvimento de aplicativos
Aplicações de engenharia, negócios e ciências usam funções logarítmicas. Além disso, linguagens de programação, como C e C++, usam fórmulas logarítmicas para estabelecer relações não lineares e definir entradas numéricas em cálculos - por exemplo, o uso de logaritmos naturais LOG10 para funções de entrada numéricas à décima potência no desenvolvimento de produtos MS Windows. As funções logarítmicas usadas para calcular saídas de argumentos reais em um programa de computador devem ser maiores que zero.