As redes sociais permitem que as pessoas se conectem com velhos amigos, compartilhem informações e mantenham contato com a família. Muitos sites de redes sociais se concentram nesses elementos. O LinkedIn, no entanto, concentra-se nas aplicações de negócios das redes sociais. Ele permite que os usuários publiquem informações como interesses comerciais e setoriais, o que o torna uma ferramenta poderosa no recrutamento de novos funcionários fora da vizinhança imediata e na conexão com outros dentro de um setor. Como todo site de rede social, o LinkedIn vem com seu próprio conjunto de desvantagens.
Privacidade
Um dos maiores riscos das redes sociais e da Internet em geral são as violações de privacidade. Os sites coletam quantidades consideráveis de informações pessoais, sendo os endereços de e-mail um dos dados pessoais mais coletados, se não o único. Para aproveitar ao máximo o LinkedIn, no entanto, o usuário normalmente deve divulgar informações como empregadores atuais e anteriores, bem como informações de contato atuais. O usuário assume um risco consideravelmente maior de roubo de identidade em caso de violação da segurança do LinkedIn.
Investimento de tempo
Assim como no exercício, quaisquer benefícios do LinkedIn exigem um investimento em tempo. O usuário deve manter as informações do perfil atualizadas, como informações de contato e histórico de trabalho. Embora não seja uma necessidade absoluta, a participação ativa em grupos cria credibilidade. Isso significa seguir consistentemente os tópicos do grupo e não apenas parar uma vez a cada seis meses, como acontece com as conferências de associações profissionais. Na pior das hipóteses, os usuários podem ser vítimas da natureza viciante das redes sociais e passar muito tempo no LinkedIn em vez de trabalhar.
Custo
Ao contrário da maioria dos outros grandes sites de redes sociais, o LinkedIn executa um programa de associação de vários níveis. Uma associação básica permite que os membros executem tipos limitados de pesquisas em outros usuários, além de manter um perfil e contatar diretamente os membros da rede do usuário. Para ter acesso aos recursos mais avançados, como busca de referências, contato direto com qualquer usuário do LinkedIn por e-mail e sistema de mensagens instantâneas do LinkedIn, o usuário deve pagar uma mensalidade.
Questões éticas
Muitas organizações profissionais mantêm padrões éticos aos quais seus membros devem aderir ou correm o risco de punições. Para os advogados, dependendo do estado, os perfis do LinkedIn constituem uma forma de publicidade. Como tal, o perfil permanece sujeito a quaisquer restrições éticas à publicidade impostas pela Ordem dos Advogados do estado em que um advogado atua. Outras áreas de preocupação incluem alegações de especialização, solicitação de clientes e uso de depoimentos, alguns ou todos os quais se enquadram em restrições éticas, dependendo da localização.