As sub-redes, ou sub-redes, são criadas tomando um único intervalo de endereços privado e dividindo-o em várias redes separadas usando uma máscara de sub-rede. Essa divisão é frequentemente usada em grandes empresas para ajudar os administradores de rede a dividir o acesso entre diferentes recursos de rede sensíveis. Computadores localizados em diferentes sub-redes podem precisar se comunicar diretamente entre si. Para isso, é necessário que as duas máquinas estejam conectadas a um roteador, que pode encaminhar informações com base em endereços IP roteáveis.
Etapa 1
Conecte os computadores à rede. Certifique-se de que cada conexão chegue a um roteador ou switch roteável.
Etapa 2
Conecte os roteadores uns aos outros. Esta etapa só é necessária se as duas sub-redes separadas estiverem conectadas a dois roteadores fisicamente separados. Se os dois roteadores não tiverem uma interface roteável disponível, eles devem ser conectados a um terceiro roteador "núcleo" provisório, projetado para lidar com o roteamento entre os outros roteadores e qualquer coisa fora dessas redes.
Etapa 3
Habilite um protocolo de roteamento no roteador de cada sub-rede. As opções incluem Routing Information Protocol (RIP), Open Shortest Path First (OSPF) ou, em switches baseados em Cisco, Interior Gateway Routing Protocol (IGRP).
Etapa 4
Dê tempo para que as tabelas de roteamento sejam atualizadas. Os protocolos de roteamento anunciam aos roteadores vizinhos as redes às quais estão diretamente conectados. Dessa forma, cada roteador obtém imagens das redes às quais está conectado indiretamente (ou seja, está conectado a um roteador conectado a uma rede de destino). Quando todos os roteadores diretamente conectados têm informações atualizadas sobre roteadores vizinhos e suas redes conectadas, isso é chamado de "convergência". Quanto mais complexa a rede, mais tempo leva para a convergência ocorrer.
Etapa 5
Faça login em um dos computadores em uma sub-rede e emita um comando trace route para o computador na outra sub-rede. Isso mostrará que a comunicação está funcionando corretamente e que as informações estão seguindo o caminho apropriado (cada interface roteada, ou "salto", será listada como parte da rota que o pacote seguiu). Para emitir um traceroute no Windows, abra o prompt de comando e digite "tracert [endereço IP]", onde [endereço IP] é o endereço do computador na outra sub-rede.
Dica
O roteamento IP é um processo altamente adaptável e complicado. Embora este guia forneça uma visão geral de como duas sub-redes são conectadas teoricamente, os comandos reais emitidos e as conexões feitas dependem muito da configuração da rede.
Rotas estáticas podem ser usadas no lugar de protocolos de roteamento se a configuração for simples e improvável de mudar ao longo do tempo. As rotas estáticas são configuradas identificando o endereço de destino, a interface pela qual os dados precisam ser encaminhados para chegar a essa rede e quaisquer curingas (curingas são importantes quando você deseja especificar um intervalo inteiro de endereços em uma sub-rede).
Aviso
Tenha muito cuidado ao iniciar o protocolo de roteamento em redes complexas atualmente em uso. A execução de muitos protocolos ou a propagação de muitas informações de rota pode causar interrupções e tempo de inatividade em toda a rede. Se você não for responsável pela configuração de sua rede, consulte o administrador de rede ou consultores de TI.