Ao configurar o equipamento de rede, você pode escolher entre half duplex e full duplex. Half duplex usa o mesmo meio para receber e transmitir dados, mas esses dados são recebidos e transmitidos em momentos diferentes. Uma rede full duplex, por outro lado, pode receber e transmitir dados simultaneamente. Decidir qual infraestrutura de rede é a certa para você significa analisar vários fatores diferentes, desde o equipamento de rede até as necessidades dos usuários finais.
Velocidade
A velocidade é uma grande vantagem de uma infraestrutura de rede full duplex. Quando um dispositivo é definido como half-duplex, ele pode receber e transmitir dados, mas não ao mesmo tempo. Com um ambiente de rede full duplex, esses dados podem ser enviados e recebidos ao mesmo tempo. Isso pode resultar em velocidades de throughput mais rápidas, menos gargalos de rede e um aumento acentuado no desempenho da rede.
Ambiente homogêneo
Pode ser muito mais fácil para os administradores de rede trabalharem com um único ambiente homogêneo. A resolução de problemas é mais fácil quando todos os equipamentos de rede, desde servidores, switches e hubs na sala de dados até terminais e computadores no chão, são configurados para full duplex. Quando ocorre um problema, o pessoal da rede pode executar relatórios para identificar clientes com problemas e fazer as alterações necessárias para colocá-los online novamente.
Compatibilidade
Nem todos os equipamentos de rede suportam uma configuração full duplex. Muitos roteadores, switches, hubs e clientes de rede mais antigos não suportam full duplex, portanto, os administradores de rede precisam verificar todos os seus equipamentos cuidadosamente antes de avançar com um ambiente de rede full duplex. Depois que a rede for movida para full duplex, quaisquer dispositivos que não suportem full duplex não poderão mais se conectar. O custo de substituição desse equipamento antigo pode ser bastante alto, e essa despesa deve desempenhar um papel em qualquer decisão de atualizar a rede.
Estabilidade
Você pode descobrir que tem clientes de rede capazes de full duplex, mesmo que a infraestrutura de rede subjacente não seja. Se for esse o caso, alternar esse cliente de rede para um modo full duplex pode causar instabilidade em toda a rede local ou de longa distância. Às vezes, pode ser difícil para os administradores de rede diagnosticar esses tipos de problemas, pois eles podem ser esporádicos, ocorrendo apenas quando o terminal com problema está enviando ou recebendo dados.