A codificação digital é o processo de usar dígitos binários para representar letras, caracteres e outros símbolos em formato digital. Existem vários tipos de códigos digitais amplamente utilizados hoje, mas eles usam o mesmo princípio de combinar números binários para representar um caractere.
Codificação digital e binária
Computadores e dispositivos eletrônicos precisam de um algoritmo sistemático e preciso para ler as informações. Este sistema exige que cada caractere, letra ou símbolo seja único e facilmente distinguível de outros caracteres. Para fazer isso, a codificação digital é necessária. Na codificação digital, letras ou símbolos são representados por conjuntos específicos de números ou caracteres binários. Por exemplo, os números 01000001 representam o caractere "A" em um código binário. O código binário, embora não seja uma técnica de codificação digital específica, oferece a explicação mais simples para entender a codificação digital.
Técnica básica de codificação
Como o termo sugere, a codificação digital transforma as informações em dígitos facilmente reconhecíveis por computadores e outros dispositivos eletrônicos. Esses dígitos são conjuntos de informações divididos em pedaços muito pequenos conhecidos como bits. Um bit - abreviação de dígito binário - é a menor medida atribuída. As técnicas de codificação digital mais comuns usam cerca de 8 a 16 bits por caractere. Isso significa que cada caractere tem pelo menos oito símbolos alfanuméricos definidos em uma progressão distinta.
Códigos digitais comumente usados
Existem vários tipos de códigos digitais usados em computadores hoje, mas três dos mais amplamente utilizados são o American Standard Code Information Interchange, o Extended Binary Coded Decimal Interchange Code e o Unicode. ASCII contém cerca de 128 códigos diferentes que representam as letras, símbolos e números americanos. Por exemplo, a letra "M" é representada em ASCII como "077" em código digital. EBCDIC e Unicode usam o mesmo processo de codificação, mas atribuem um conjunto diferente de símbolos para cada caractere.
Codificação alfanumérica
A prática mais comum na criação de códigos digitais utiliza caracteres alfanuméricos. A codificação alfanumérica combina letras e números para criar uma representação específica de um caractere em um programa de computador. Por exemplo, o código "U+0041", que representa "A" em Unicode, possui letras, números e o símbolo "+".