CAT5e e RJ45 são duas classificações de hardware para redes. Ambos são componentes bem conhecidos de redes Ethernet. A classificação CAT5e do cabo de par trançado não blindado é o tipo de cabo mais amplamente implementado para redes Ethernet. O conector normal para o cabo UTP é chamado de RJ45.
Erro de nomeação
O RJ45 faz parte de uma série de definições oficiais de conectores telefônicos, criadas na década de 1970 e endossadas pela Comissão Federal de Comunicações. "RJ" significa "Jack Registrado". O conector RJ45 é um pouco maior que o plugue de telefone padrão dos EUA, mas tem a mesma aparência. O conector tem oito pinos, o que o torna a escolha ideal para conectar os oito fios dentro de um cabo UTP. No entanto, o RJ45, embora tenha oito pinos, possui apenas dois contatos para carregar uma carga fora do plugue. Os padrões Ethernet exigem oito contatos para passar as cargas para os contatos correspondentes no soquete e, portanto, o design do plugue e soquete RJ45 foi modificado para uso com Ethernet. As definições de RJ referem-se ao plano de fiação e não à forma ou aparência do plugue. Por esse motivo, o plugue Ethernet não está em conformidade com a especificação RJ45 e não deve ser referido como RJ45. No entanto, o uso do plugue em telecomunicações é muito raro, portanto, a única instância de um plugue com a aparência RJ45 está no contexto da Ethernet. Embora a Ethernet não seja realmente RJ45, ela é conhecida por esse nome.
CAT5e
A Electronics Industry Association é responsável por definir as categorias de cabo UTP. A principal diferença entre as categorias são as melhorias de desempenho de taxas mais altas de torções nos pares do cabo. CAT5e não é a categoria mais recente ou melhor de UTP; no entanto, é o mais amplamente instalado até hoje. Essa distinção provavelmente desaparecerá com o tempo, pois as definições Ethernet mais recentes exigem um nível de desempenho além dos recursos do cabo CAT5e. Antes do CAT5e estar disponível, o CAT5 era a categoria de cabo de rede mais vendida. O "e" em "5e" significa aprimorado. A categoria mais recente de UTP é CAT6, que agora é recomendada para redes Ethernet mais rápidas.
Combinação
A combinação de conectores RJ45 de cabo UTP para rede é tão comum que todos os computadores com adaptador de rede possuem um soquete RJ45. Cada um dos oito fios do cabo CAT5e se conecta a um pino no plugue; no entanto, apenas quatro carregam uma carga.
Futuro
O lançamento do CAT6 significa que o cabo UTP pode acompanhar os requisitos de desempenho da Ethernet. Como é o mais barato dos diferentes tipos de cabos recomendados nos padrões Ethernet, o UTP provavelmente continuará sendo a forma de cabo mais amplamente implementada para redes locais. O CAT6 também usa o conector RJ45 e, portanto, enquanto o RJ45 continuará sendo usado, o cabo CAT5e perderá a popularidade.