As fitas magnéticas geralmente contêm informações confidenciais. Áudio, vídeo e dados armazenados em fita expõem os usuários a riscos de segurança se as fitas não forem destruídas adequadamente no final de sua utilização. Para evitar comprometimentos ou vazamentos de informações confidenciais, as fitas magnéticas devem ser inutilizadas. Existem vários métodos para tornar as fitas magnéticas seguras contra roubo de dados.
Desmagnetização
A desmagnetização das fitas remove todos os dados armazenados. Comumente conhecido como desmagnetização, a desmagnetização na verdade reorganiza a superfície da fita magnética, excluindo todos os dados armazenados anteriormente. Cada fita tem seu próprio campo magnético. A desmagnetização adequada requer exposição prolongada a um ímã com um campo duas a três vezes mais forte que o campo magnético da fita. A desmagnetização não envolve a destruição física das fitas. A maioria das fitas pode ser gravada várias vezes; apagá-los economiza dinheiro e evita danos ao meio ambiente.
Gravando
A gravação de fitas garante que nenhum dado útil permaneça. A maioria das fitas consiste em tiras de polímero tratadas com material magnético para criar uma superfície gravável. Como a maioria dos polímeros, as fitas magnéticas têm uma baixa temperatura de ignição. De fato, algumas fitas contêm materiais altamente inflamáveis. A queima de fitas libera produtos químicos tóxicos no meio ambiente e pode ser ilegal em algumas áreas. As leis locais contra incêndios e ambientais devem ser pesquisadas antes de queimar as fitas. Grandes quantidades de fita aumentam os riscos, portanto, todas as precauções de segurança contra incêndio devem ser observadas.
Trituração
A destruição de fitas reduz a probabilidade de recuperação de dados. O tempo envolvido na montagem das fitas impede as pessoas de tentar reconstruí-las. Quando trituradas, as lâminas cortam as fitas em pedaços pequenos demais para a reconstrução total. As fitas são cortadas ao longo da fita e ao longo do comprimento da fita. Os pequenos pedaços criam resíduos que ficam em aterros por muito tempo. Se as questões ambientais preocupam o proprietário das fitas, a fragmentação pode ser uma opção ruim, embora seja econômica.
Descarte Profissional
Muitas empresas oferecem serviços de segurança de dados. Essas empresas destroem as fitas magnéticas da melhor maneira possível. As fitas podem ser queimadas, desmagnetizadas ou trituradas dependendo da vontade do cliente. Empresas de segurança de dados respeitáveis permitem que o proprietário testemunhe a destruição de suas fitas para tirar quaisquer dúvidas. Sites e catálogos telefônicos contêm informações de contato de empresas de segurança de dados. Uma boa empresa terá boas avaliações de empregos anteriores, bem como funcionários vinculados contratados após verificações de antecedentes. Muitos oferecem créditos para fitas consideradas reutilizáveis após desmagnetização.