Sua webcam, seja embutida no monitor do seu computador ou conectada por meio de um cabo USB, pode ser usada por software de streaming para transmitir um vídeo ao vivo de sua localização atual para um local remoto, como um site de streaming de vídeo ou o computador de outro usuário. Embora as webcams tenham um propósito válido – comunicar-se com usuários em um local diferente – elas também podem ser uma fonte de paranóia. Você pode fazer algumas coisas para verificar se sua webcam foi comprometida se você já olhou em sua lente e se perguntou:"E se alguém estiver me observando agora?"
Etapa 1
Olhe para sua webcam para ver se a luz de gravação está acesa, o que indica que a câmera está em uso. Alternativamente, olhe para o painel de notificação do seu laptop localizado acima do teclado ou ao longo de uma das bordas para uma luz de webcam iluminada. É improvável que um hacker consiga desativar a luz de gravação enquanto estiver usando a webcam.
Etapa 2
Botão direito do mouse na barra de tarefas e escolha “Gerenciador de Tarefas”. Clique na guia "Processos". Procure na lista de processos em execução um utilitário de webcam. No entanto, um utilitário de webcam em execução não significa automaticamente que a webcam foi invadida; ele pode ser configurado para ser executado automaticamente quando o computador é ligado. Se você não tiver certeza, clique em “Iniciar”, “Reiniciar” e espere o computador reiniciar. Verifique o Gerenciador de Tarefas para ver se o utilitário da webcam foi iniciado automaticamente.
Etapa 3
Tente executar a webcam; você recebe um erro de que o dispositivo já está em uso se a câmera foi hackeada e está em uso. No entanto, não entre em pânico se o aviso aparecer; também pode significar que um programa diferente em seu computador está usando a webcam e causando o erro. Clique em “Iniciar”, “Painel de Controle”. Escolha “Adicionar/Remover Programas”, depois “Desinstalar Programas”. Remova qualquer aplicativo ou pacote de software que tenha um recurso de webcam, exceto o utilitário de webcam principal. Isso pode incluir software de bate-papo e programas de criação de vídeo. Reinicie o computador e tente executar a webcam novamente.
Etapa 4
Execute um programa antivírus e anote o nome de todas as infecções que encontrar. Pesquise o nome de cada infecção por meio de seu mecanismo de pesquisa favorito e veja se um ou mais deles são conhecidos por sequestrar a webcam do computador infectado. Exclua as infecções usando o software antivírus que as encontrou.
Dica
Coloque um pedaço de fita isolante sobre sua webcam quando não estiver em uso para evitar que um hacker veja e grave você em seu próprio computador.