Uma folha de especificações, ou folha de dados, descreve os aspectos técnicos de um projeto. As fichas de especificações são listas muito detalhadas, úteis tanto para informar o consumidor final, quanto para fechar vendas com potenciais clientes. As fichas de especificações permitem que os consumidores comparem um produto com a concorrência de maneira igual. Criar uma folha de especificações pode ser tedioso; no entanto, é essencial para o projeto e pode ser feito com software de processamento de texto.
Etapa 1
Inicie o Microsoft Word e abra um novo documento. Selecione “Arquivo”, “Salvar como…” e salve o arquivo como “Nova folha de especificações”.
Etapa 2
Anote todas as especificações técnicas que você pode pensar para o seu produto. Por exemplo, se você estiver vendendo uma nova linha de laptops, deverá escrever detalhes sobre todo o hardware e software especificamente relacionado a este produto, incluindo disco rígido, processador, bateria e sistema operacional.
Etapa 3
Organize suas especificações em grupos. Usando o exemplo do computador, na seção "Energia", você pode incluir a duração da bateria, a voltagem do carregador e o número de baterias incluídas. Esses grupos ajudam o consumidor a entender melhor suas especificações.
Etapa 4
Selecione "Inserir" e "Tabela" para organizar sua folha de especificações em colunas e linhas. Crie duas colunas, uma para a descrição da especificação e outra para os detalhes técnicos sobre o produto. Permita linhas suficientes para o número de especificações incluídas.
Etapa 5
Use o botão "Destaque" para destacar as linhas que denotam cabeçalhos. Os cabeçalhos são a descrição, não a especificação técnica em si. Por exemplo, "Power" seria um cabeçalho destacado e "12 volts" seria uma descrição técnica que não está. Isso ajuda a organizar sua folha de especificações e torná-la mais fácil de ler.
Etapa 6
Selecione "Arquivo" e "Salvar" para salvar a folha de especificações completa.