Blasters e extensores infravermelhos são comuns em sistemas de home theater e áudio modernos. Projetados para aumentar o alcance e a eficácia dos sistemas IR, os blasters são componentes centrais de qualquer pacote extensor. Dado que a grande maioria dos componentes são controlados por infravermelho, é fundamental garantir que os sinais cheguem lá, independentemente das circunstâncias de instalação. Sem os blasters emitindo sinais para os componentes, o kit extensor é inútil.
Problemas comuns
Os sinais infravermelhos são bloqueados por superfícies sólidas. IR é uma forma de luz, invisível na maioria dos casos. Como resultado, esses sinais também podem sofrer interferência de fontes de luz externas intensas, como luz solar e lâmpadas fluorescentes. Muitas instalações personalizadas envolvem esconder componentes atrás de portas de armários, armários de fiação e áreas de acesso em porões. Como a linha de visão é obscurecida por essas superfícies sólidas, torna-se necessário estender o sinal IR para controlar diretamente os componentes de áudio/vídeo.
Extensores de IR
Os kits extensores incorporam alguns componentes para fazer seu trabalho. Os sinais do controle remoto são enviados para um receptor, ou "olho". Este pequeno componente adere a uma televisão ou outro dispositivo, normalmente dentro do campo de visão e alcance da posição de visualização primária. Alternativamente, esses receptores são encontrados em placas de parede ou versões de mesa. Olhos especializados usados para bloquear sinais concorrentes de telas de plasma são comuns em modernas instalações de tela plana. Do receptor, o sinal viaja para um bloco de distribuição. Os emissores ou blasters individuais se conectam a este bloco, controlando o equipamento. Tudo isso é alimentado por um plugue de alimentação CA inserido no bloco de distribuição.
IR Blasters
Blasters são as pequenas unidades em forma de lágrima que transportam o sinal IR do bloco de distribuição para os componentes guardados em um gabinete ou armário. Esses emissores ficam por cima do sensor IR nos componentes individuais, controlando diretamente o dispositivo. Muitas vezes, esses blasters têm tampas plásticas pretas para protegê-los contra "ver" sinais IR diretos ou outras fontes de luz. Os instaladores costumam colar fita isolante preta sobre eles para esse fim, como medida de campo.
Outros tipos de blaster
Alguns kits IR têm unidades em forma de cone que ficam independentes em um gabinete. Este cone único envia sinais infravermelhos para todos os componentes do gabinete ou armário. Como os componentes só endereçam sinais IR codificados especificamente para eles, essa única fonte IR funciona sem confundir os vários dispositivos no ambiente. Essas unidades possuem um acessório que converte os sinais IR em radiofrequência para passar os sinais através de portas e paredes, convertendo-os novamente em IR para que os componentes entendam os comandos.