PuTTY é um emulador de terminal de código aberto, usado para conectar-se a servidores SSH, telnet e similares para administração remota. Desenvolvido por Simon Tatham, que lançou a primeira versão em 1999, o PuTTY foi atualizado várias vezes ao longo dos anos para adicionar novos recursos e corrigir bugs. O PuTTY também permite que você se conecte a um dispositivo conectado à porta serial do computador, enviando comandos digitados para o dispositivo serial e exibindo a resposta. Isso é útil para depurar hardware de rede equipado com portas seriais ou conectar a microcontroladores e outros dispositivos eletrônicos.
Etapa 1
Clique no menu "Iniciar" do Windows e, em seguida, clique no grupo de programas "PuTTY" para abrir. Clique no ícone "PuTTY" para iniciar o programa.
Etapa 2
Clique no botão de opção "Serial" para definir o tipo de conexão.
Etapa 3
Digite o endereço COM da porta serial na caixa "Linha serial" para selecionar a porta COM à qual o dispositivo serial está conectado. Por exemplo, COM1 ou COM2. Digite a velocidade de transmissão em que o dispositivo serial opera na caixa Velocidade; por exemplo 9.600 ou 115.200. Se você não tiver certeza da taxa de transmissão a ser usada, verifique a documentação do dispositivo serial. Se nenhuma documentação estiver disponível, comece em uma velocidade alta, como 115.200, e vá descendo até conseguir se conectar ao dispositivo com sucesso.
Etapa 4
Clique no item de menu "Serial" em Connection na árvore do menu Category no lado esquerdo da janela PuTTY para alterar os parâmetros padrão, se necessário. Você pode definir o número de bits de dados e bits de parada, bem como o método de paridade e controle de fluxo usado para conectar ao dispositivo serial. Se você não tiver certeza das configurações a serem usadas, deixe-as definidas com os valores padrão, que funcionarão na maioria dos casos.
Etapa 5
Clique no botão "Abrir" para iniciar a conexão com o dispositivo serial. Você pode ver algum texto introdutório enviado do dispositivo serial quando o dispositivo estiver conectado, mas alguns dispositivos não respondem até que você envie um comando. Depois de digitar alguns dados e pressionar a tecla "Enter" para transmitir para o dispositivo serial, você deverá ver uma resposta do dispositivo exibida na janela PuTTY.
Etapa 6
Feche a janela PuTTY clicando no botão fechar para encerrar a conexão serial quando necessário.
Dica
Para descobrir qual porta COM o dispositivo serial está usando, abra o Gerenciador de Dispositivos do Windows no Painel de Controle do Windows. As portas seriais estão listadas na seção Portas (COM e LPT) da árvore de dispositivos. Se o seu computador ou laptop não tiver uma porta serial, os conversores USB para Serial estão disponíveis a baixo custo online ou em lojas de informática ou eletrônicos.