As redes de computadores fornecem veículos de comunicação valiosos para várias organizações, mas o tempo de inatividade da rede pode causar perda de produtividade, perda de vendas e perda de confiança do cliente. Eventos como equipamentos quebrados, problemas elétricos e adulteração maliciosa causam tempo de inatividade da rede dispendioso. Os gerentes de rede usam um recurso que permite que um equipamento em rede envie atualizações de status para uma estação de monitoramento central, ajudando os gerentes a serem proativos em manter a rede funcionando.
Protocolo simples de gerenciamento de rede
Etapa 1
SNMP significa Simple Network Management Protocol, que é o recurso de gerenciamento de rede padrão para redes TCP/IP. Um cliente SNMP deve ser instalado e configurado em cada equipamento a ser monitorado. Um elemento importante da configuração SNMP é a string de comunidade SNMP, que pode definir uma classe ou grupo de dispositivos. Os gerentes de rede configuram a string da comunidade de maneira a ajudá-los a isolar problemas e proteger as redes.
Etapa 2
A chave para o gerenciamento de rede usando SNMP é o arquivo de configuração, que define coisas como a string da comunidade e os tipos de tráfego que um determinado dispositivo monitorará e relatará. Por exemplo, um determinado dispositivo pode ser atribuído à cadeia de comunidade de "roteadores" e o tráfego monitorado pode ser restrito a transferências de arquivos e tráfego de protocolo http. A capacidade de filtrar o tráfego monitorado ajuda os gerentes de rede a serem específicos sobre o que estão monitorando e pode ajudá-los a solucionar problemas mais rapidamente. O arquivo de configuração do SNMP é denominado snmpd.conf e normalmente está localizado no subdiretório /etc/snmp.
Etapa 3
Para visualizar o conteúdo do arquivo de configuração snmpd.conf, altere os diretórios para /etc/snmp com o seguinte comando no prompt de comando do Linux:
cd /etc/snmp cat snmpd.conf
Esses comandos exibirão o conteúdo do arquivo de configuração na tela. Localize a linha que começa com "rocommunity". A palavra a seguir é o nome da string da comunidade SNMP para sua máquina Linux.