Os cabos HDMI transmitem sinais elétricos por meio de fiação de par trançado e, como qualquer outro tipo de cabo, podem sofrer interferência de radiofrequência. Você pode identificar a interferência HDMI vendo algumas manchas (geralmente verdes ou vermelhas) em sua TV de alta definição. Às vezes, os cabos HDMI são a causa da interferência; outras vezes, eles estão captando interferência de outra fonte. Se você estiver enfrentando os sintomas de interferência HDMI, tente as etapas a seguir.
Etapa 1
Experimente o seu cabo existente em uma boa configuração conhecida – use seu cabo HDMI como um teste entre outro computador e monitor, ou entre outro DVD player e uma HDTV. Se o problema persistir com seu cabo e não persistir com o outro cabo, o cabo precisa ser substituído.
Etapa 2
Use um cabo HDMI em bom estado com sua configuração de HDTV existente; seus cabos existentes podem ser de baixa qualidade ou ter blindagem insuficiente. Se o problema persistir, um dos dois dispositivos aos quais você está conectando o cabo produz muita interferência de RF.
Etapa 3
Use um cabo HDMI blindado contra RF – eles podem ser identificados pelos nódulos de ferrite em cada extremidade do cabo, que parecem cilindros gordos sob a cobertura protetora do cabo. Esses nódulos de ferrite existem especificamente para amortecer ou eliminar a interferência de RF.
Etapa 4
Evite passar cabos HDMI por mais de 4 a 5 metros; quanto maior o comprimento do cabo, mais provável é que a própria fiação aja como uma antena de baixa qualidade, captando frequências de RF.