Os sistemas de arquivos são projetados para facilitar sua vida e ajudá-lo a navegar pela enorme quantidade de dados armazenados em seus computadores, telefones celulares, unidades USB e outros dispositivos. O trabalho principal do sistema de arquivos é organizar os dados (arquivos, programas, multimídia) armazenados para que possam ser recuperados facilmente.
Duplicação
A duplicação de arquivos em sistemas de arquivos convencionais é muito comum. Por exemplo, digamos que você baixe um PDF para poder lê-lo mais tarde. No entanto, quando você volta para lê-lo, não consegue encontrar o documento entre as dezenas de arquivos em seu disco rígido. Naturalmente, você baixa o documento novamente, mas desta vez o coloca em um local que possa encontrar. Para acessar um único arquivo, você está usando o dobro do espaço e do esforço necessários. A propensão à duplicação é uma grande desvantagem dos sistemas de arquivos, principalmente quando o espaço em disco é limitado. No entanto, duplicatas facilitam a localização dos mesmos dados, pois há várias versões a serem encontradas. A ressalva é que só é fácil se o sistema operacional tiver ferramentas de pesquisa poderosas.
Falta de compartilhamento
Os sistemas de arquivos convencionais alocam o espaço necessário para acomodar seus arquivos e aplicativos. Depois que o espaço no arquivo é alocado para dados específicos, ele fica fora dos limites para outros dados, mesmo que o compartilhamento de dados seja vantajoso. Por exemplo, se você estiver redigindo um e-mail, uma janela que exiba documentos editados recentemente seria útil. Isso não acontece porque os arquivos criados por um aplicativo são mantidos privados para esse aplicativo (os arquivos do Microsoft Word são apenas "detectados" pelo Microsoft Word). Dessa forma, o sistema de arquivos limita a produtividade e a integração de dados.
Compactação de arquivo
Todo o espaço no disco rígido é limitado, o que significa que, com o tempo, o espaço no arquivo diminui até que os dados não possam mais ser armazenados na unidade. Os sistemas de arquivos convencionais são capazes de compactar arquivos, enquanto ainda permitem que os aplicativos acessem os dados. O sistema operacional descompacta automaticamente o arquivo quando necessário e o compacta novamente quando o arquivo é fechado ou salvo. Esta é uma vantagem poderosa, especialmente para sistemas com espaço de armazenamento limitado.
Rede
Armazenar arquivos na nuvem, ou espaço em disco rígido baseado na Internet, é uma tendência crescente. Os arquivos baseados em nuvem compreendem uma rede de arquivos que devem ser acessados pelo sistema operacional e de arquivos que reside em seu computador. Felizmente, os sistemas de arquivos convencionais estão prontos para a rede. Em redes locais (LANs), você pode editar e controlar permissões em qualquer pasta compartilhada para permitir que outros usuários a acessem de outros computadores. Essa é uma grande vantagem para colaboração e integração, pois permite que usuários em computadores diferentes acessem arquivos comuns.