Sua capacidade de transferir livros eletrônicos de um iPad para outro depende dos direitos digitais associados ao livro. Em geral, se você estiver movendo seu conteúdo de um iPad antigo para um novo usando a mesma conta do iTunes, não deverá ter problemas para transferir seus e-books. O aplicativo de leitura específico que armazena seus livros, como iBooks, Stanza ou Kindle, também pode afetar sua capacidade de transferir conteúdo.
Direitos Digitais
Os livros eletrônicos estão sujeitos ao gerenciamento de direitos digitais. Assim como os livros impressos, a editora precisa garantir que cada cópia vendida esteja de acordo com as leis de direitos autorais e que a editora, o autor e todos os outros indivíduos envolvidos na produção do livro sejam pagos adequadamente. Os contratos de DRM podem variar entre editores e distribuidores, como a loja de eBooks Kindle ou iBooks, mas em geral, desde que a transferência seja para seu uso pessoal, não compartilhando o livro com o iPad de outra pessoa, sua transferência é possível com o Software do iPad e legal de acordo com as leis de DRM.
Recursos específicos do aplicativo
Se você já compartilha sua biblioteca de livros eletrônicos em mais de um dispositivo, como seu iPad, iPhone e computador, seu aplicativo de e-reader pode limitar com quantos dispositivos você pode compartilhar o livro. Por exemplo, o iBooks permite que você compartilhe seus livros entre quaisquer iPads, iPhones ou dispositivos iPod touch registrados na mesma conta do iTunes por meio da qual você comprou o livro. A loja Amazon Kindle permite que você compartilhe seus livros com até seis dispositivos registrados em sua única conta Amazon, e não importa se esses dispositivos incluem mais de um iPad.
Como transferir
Os aplicativos de leitura no iPad armazenam seus e-books dentro do aplicativo, em vez de em pastas externas, como em um computador. Os aplicativos e seu conteúdo são armazenados no iTunes quando você sincroniza o iPad com o computador. Para transferir o conteúdo do seu iPad para um novo iPad, basta fazer backup e sincronizar seu dispositivo original e, em seguida, sincronizar o novo iPad com o mesmo computador usando a mesma conta do iTunes. Seu aplicativo de leitura e todas as suas compras de livros serão transferidas para o novo iPad.
Transferência sem fio
Ative os downloads automáticos no aplicativo Configurações do seu iPad para baixar automaticamente as compras do iBooks para qualquer dispositivo compatível registrado na sua conta do iTunes. Isso funciona apenas para compras que você faz depois de ativar o recurso. No entanto, com o lançamento do iOS 5 no outono de 2011, você também poderá fazer backup e sincronizar sem fio seus iBooks e outras compras de e-books entre seus dispositivos Apple. O aplicativo Kindle para iPad também permite que você sincronize sem fio sua biblioteca em vários dispositivos. Tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo Kindle no seu novo iPad e fazer login com o mesmo ID da Amazon usado no iPad original. Essa tecnologia também acompanhará seu progresso em um livro, para que você possa começar a ler em um iPad ou outro dispositivo e, quando acessar esse livro no segundo iPad, ele será aberto na página onde você parou.