Acredite ou não, os cassetes ainda estão por aí no mercado de áudio. Cassetes de áudio, fitas cassete ou simplesmente cassetes espreitam nas sombras de CDs e MP3 players. Os cassetes continuam a servir a uma variedade de propósitos especializados onde outras tecnologias não podem substituí-los.
Sobre cassetes
Cassetes de áudio são pequenas caixas plásticas de formato retangular que contêm dois carretéis com fita magnética, onde os dados são armazenados. Cassetes de áudio foram introduzidas ao público na década de 1960. De acordo com a Content Delivery and Storage Association, a venda de cassetes virgens atingiu o pico em 1994 com a venda de 438,9 milhões de fitas.
Vantagens
As fitas cassete ainda estão em produção, apesar do desenvolvimento da tecnologia de áudio digital. Eles são usados para livros de áudio para cegos e têm várias vantagens em relação a outras mídias de áudio. As fitas cassete vêm equipadas com uma etiqueta em Braille para que uma pessoa cega possa ler o que a fita contém. Os cassetes também começam a partir da posição em que foram parados, permitindo que uma pessoa cega mova o cassete de um jogador para outro sem perder seu lugar. Cassetes também são comuns em gravações de tribunais.
Desvantagens
Os toca-fitas são mais difíceis de encontrar do que os tocadores de CD ou MP3 na maioria das lojas de varejo. Encontrar cassetes também não é tão fácil quanto comprar CDs ou baixar arquivos de áudio MP3 porque muitas lojas não os carregam mais ou possuem uma seleção limitada. Os toca-fitas portáteis são mais volumosos e pesados do que os tocadores de MP3 e não podem conter a quantidade de música que os tocadores digitais.
Cassetes de vídeo
As cassetes de vídeo são semelhantes às cassetes de áudio, mas são maiores e feitas para gravar e reproduzir vídeo. Os videocassetes foram lançados ao público na década de 1970 e continham filmes ou estavam em branco para fins de gravação em casa. As fitas de vídeo também são uma tecnologia datada e foram amplamente substituídas por DVDs digitais.