Esteja você preparando um trabalho artístico PostScript para uso online ou simplesmente fornecendo a um colega uma versão rasterizada de um gráfico PostScript encapsulado criado no Adobe Illustrator, você pode usar o Adobe Photoshop para reaproveitar o trabalho artístico EPS no formato Portable Network Graphics. Essa tradução de formato para formato não requer mais tempo ou esforço do que simplesmente abrir e salvar um arquivo.
Arquivos EPS
Embora os arquivos EPS possam conter uma mistura de texto dinâmico, objetos vetoriais e bitmaps, a maioria dos designers os utiliza para gráficos não bitmap. Ao contrário das imagens baseadas em pixels, os arquivos EPS dependem de descrições matemáticas das formas que contêm. Como resultado, você pode dimensionar seu código baseado em objeto para tamanhos muito grandes e muito pequenos sem pixelização ou distorção. Arquivos EPS que usam bitmaps, como imagens colocadas ou em filtros e efeitos, enfrentam limitações para seu uso em dimensões ampliadas.
Formato PNG
PNG originalmente foi desenvolvido para substituir o formato GIF CompuServe, fornecendo uma alternativa sem patente com menos limitações de imagem. O PNG suporta cores de 24 bits e anti-aliasing, proporcionando transparência sem transições de fundo irregulares em imagens RGB e em tons de cinza, e pode acomodar uma ampla variedade de outros modos de cores, incluindo bitmap e cores indexadas. Como o GIF, ele não pode incorporar canais alfa. A falta de suporte para PNG em alguns softwares de navegador da Web representa o maior impedimento para a ampla adoção do formato.
Formato EPS para PNG
Para criar uma versão PNG de um gráfico EPS, basta abrir o arquivo EPS no Adobe Photoshop. Dependendo se o arquivo EPS contém apenas recursos vetoriais e de texto ou também inclui ou consiste em bitmaps, pode ser necessário rasterizar o arquivo para abri-lo. O Photoshop apresenta automaticamente as opções adequadas de abertura de arquivo com base na análise do documento que você solicita que ele abra. Quando a imagem aparecer na tela, escolha "Salvar como" no menu Arquivo. Na caixa de diálogo Salvar como, defina o menu Formato como PNG e escolha uma opção para entrelaçamento de imagens, "Entrelaçado" para exibição progressiva de imagem à medida que um arquivo é baixado para o navegador da Web do usuário ou "Nenhum" para exibir o arquivo PNG somente quando terminar baixando.
Considerações sobre a imagem
Se o seu arquivo EPS usa tipo ao vivo, certifique-se de que seu sistema oferece os arquivos de fonte necessários para suportar o texto em seu documento. Se o arquivo EPS usar cores e você precisar rasterizá-lo para abri-lo, escolha o modo RGB em vez de CMYK. Caso contrário, a caixa de diálogo Salvar como não oferecerá PNG como uma opção de formato de arquivo, a menos que você converta a imagem do modo CMYK e em um dos modos de cor suportados pelo PNG:RGB, cor indexada, escala de cinza ou bitmap.