Funções e procedimentos são duas das ferramentas na caixa de ferramentas de cada programador que lhe permitem escrever códigos mais rígidos e eficientes. Embora possa haver uma desvantagem ou duas no uso dessa opção de programação, as vantagens superam em muito as desvantagens. Ao implementar funções e procedimentos em seu programa, o programador reduz o tempo de codificação e de depuração, reduzindo assim o tempo total de desenvolvimento.
Procedimentos e funções
Procedimentos e funções operam com o mesmo princípio de escrever um pequeno pedaço de código que você pode chamar, em vez de escrever o mesmo código em vários lugares em seu programa. Essa prática reduz no mínimo o tamanho do programa e geralmente melhora a legibilidade do programa. A maioria das linguagens de programação contém funções internas e oferece suporte à capacidade de criar procedimentos e funções em seu código.
Tempo de codificação reduzido
Uma vantagem de usar funções e procedimentos é que o tempo de codificação é reduzido. Se você só precisa escrever uma rotina uma vez e codificar as instruções que a chamam, você economiza o tempo de codificar a mesma rotina várias vezes, mesmo se optar por recortar e colar a rotina. A redução no tempo de codificação ajuda a reduzir o tempo total de entrega do projeto.
Tempo de depuração reduzido
Além de reduzir o tempo de codificação, o uso de procedimentos e funções ajuda a reduzir o tempo de depuração. Quando você coloca o mesmo código em vários lugares, às vezes é difícil fazer alterações de depuração em todos esses lugares. Se você fizer a mudança em um lugar, mas não fizer a mudança nos outros dois lugares, é fácil ficar confuso. Isso torna difícil encontrar o problema e eliminá-lo de todos os locais do programa.
Efeitos de manutenção
Os efeitos na manutenção do programa, que é o mais caro dos estágios de desenvolvimento, podem ser bons e ruins. Assim como na depuração, se o problema estiver em um procedimento chamado, você poderá encontrá-lo uma vez e eliminá-lo rapidamente. No entanto, se o programador que escreveu o código usou procedimentos e funções em excesso, o programa pode ser mais difícil de entender. Quanto mais difícil de entender, mais tempo leva para consertar um programa.