A invasão de computadores pode ser um crime grave, levando ao roubo de informações de identificação ou ao desligamento de serviços online. Mesmo aqueles que não são vítimas diretas de hackers podem ser afetados por hackers. Esses efeitos se manifestam de várias maneiras, embora, em alguns casos, nem todos os efeitos sejam negativos.
Roubo de identidade
Roubo de identidade é o roubo de informações financeiras ou de identificação, como números de Seguro Social, números de cartão de crédito ou outras informações privadas. As informações de identidade roubadas por hackers podem ser usadas para fazer cobranças não autorizadas em cartões de crédito existentes, solicitar novos cartões de crédito ou outras contas usando a identidade de um indivíduo ou gerar identidades falsas usando a identidade da vítima. O roubo de identidade pode levar meses ou mais para se recuperar, desde que a vítima esteja ciente de que sua identidade ou outras informações pessoais foram roubadas em primeiro lugar.
Negação de serviços
A invasão de sites corporativos ou governamentais pode levar ao fechamento do site até que os danos ao site sejam avaliados e quaisquer falhas de segurança no site sejam corrigidas. Em alguns casos, isso pode levar a semanas de inatividade enquanto o site é restaurado. Mesmo que os hackers não penetrem na segurança do site, eles ainda podem desligá-lo por meio de um ataque de "negação de serviço", que é executado gerando tráfego falso para o site que excede sua capacidade de lidar com solicitações.
Fraude
O hacking de computador pode ser usado como uma ferramenta para cometer fraudes. Versões falsas de sites populares podem ser criadas que se parecem e funcionam como o original, com sites invadidos redirecionando os visitantes para as falsificações quando eles pensam que estão visitando o original. Os hackers que criaram o site falsificado podem obter acesso a nomes de usuário e senhas ou informações financeiras de visitantes e, em alguns casos, podem até receber pedidos de produtos que nunca serão enviados.
Vírus e outras ameaças
Os hackers podem ser responsáveis por colocar vírus, malware e outros softwares não autorizados em computadores. Muitas vezes, esses programas são disfarçados como programas úteis ou desejados, instalando a parte perigosa do software ao mesmo tempo que o programa útil. Este software pode gravar pressionamentos de tecla e relatá-los ao hacker para ajudar a roubar senhas ou informações financeiras. Outros malwares podem apresentar falsos avisos de vírus para convencer os usuários de computador a comprar proteção antivírus falsa ou podem permitir que um hacker controle remotamente o computador do usuário para uso em um ataque de negação de serviço contra um site.
Melhorias de segurança
Nem todos os hackers são maliciosos, no entanto. "Hackers éticos" e "hackers de chapéu branco" auxiliam empresas e agências governamentais a melhorar sua segurança online, procurando falhas de segurança que possam permitir acesso não autorizado a servidores ou computadores e relatando os detalhes das falhas para que possam ser reparadas. Esses hackers ajudam a melhorar a segurança online geral e ajudam a reduzir casos de roubo de identidade ou outros crimes relacionados a hackers.