DNS, para Domain Name Service, atua como uma tabela de consulta que permite que os servidores corretos sejam contatados quando um usuário insere uma URL em um navegador da Web. Este serviço um tanto transparente também fornece outros recursos que são comumente usados por webmasters para organizar sua infraestrutura de dados.
Visão geral operacional
DNS é executado em servidores DNS. Quando um usuário insere um URL, como www.google.com, em um navegador da Web, a solicitação não é enviada diretamente aos servidores do Google. Em vez disso, a solicitação vai para um servidor DNS, que usa uma tabela de consulta para determinar várias informações, principalmente o endereço IP do site que está sendo solicitado. Em seguida, ele encaminha essa solicitação para os servidores apropriados e retorna as informações solicitadas ao navegador da Web do usuário.
Sistema de nomes de domínio
O servidor DNS analisa três informações principais, começando com o domínio de nível superior. O domínio de nível superior é indicado por sufixos como .com, .org e .gov. Uma vez que o domínio de nível superior é estabelecido, o domínio de segundo nível é analisado. Por exemplo, o URL www.google.com possui um domínio de nível superior de .com e o nome de domínio de segundo nível google. O domínio de segundo nível é geralmente referido simplesmente como um nome de domínio. Finalmente, o servidor DNS resolve o domínio de terceiro nível, ou subdomínio, que é a parte "www" da URL.
Recursos de subdomínios
Além da zona de subdomínio "www", outros subdomínios também merecem destaque. Por exemplo, existem subdomínios como "pop", "irc" e "aliases". Cada subdomínio representa um serviço diferente que pode ser acessado no servidor. Por exemplo, "pop" é usado para comunicações por e-mail. O uso do servidor DNS para resolver os endereços IP desses diferentes serviços permite a implementação de arquiteturas de rede complexas. Apesar de estarem sob o mesmo nome de domínio, esses diferentes serviços podem estar hospedados em máquinas diferentes ou em diferentes localizações geográficas. Isso também permite um nível de redundância ao usar aliases, caso o servidor de domínio primário fique inativo.
Benefícios do usuário
Os servidores DNS permitem que os usuários padrão da Internet usem os recursos da Internet sem precisar lembrar os números de porta e os endereços IP. Mesmo serviços semelhantes, como diferentes áreas do site, podem ser hospedados em endereços IP diferentes por motivos de segurança. Isso permite que os usuários memorizem endereços de URL simples em oposição a listas complexas e não intuitivas de endereços IP e números de porta. Isso também permite que servidores privados feitos por usuários domésticos estejam disponíveis gratuitamente, mas um pouco protegidos de ter seu endereço IP conhecido publicamente.