O IAPP, ou Inter-Access Point Protocol, é um conjunto de padrões projetados para tornar mais fácil para os usuários moverem-se de um ponto de acesso sem fio para outro sem perder a conexão. A ideia dos padrões era superar as barreiras técnicas inerentes que podem dificultar o seu funcionamento. No entanto, o IAPP realmente não pegou e não é mais formalmente recomendado.
Metas e objetivos
O IAPP é uma tentativa de tornar mais fácil para os usuários de Wi-Fi replicar a forma como os usuários de telefones celulares acessam o serviço. Quando você está em uma chamada de celular, você pode se movimentar com seu telefone e ele mudará automaticamente para a torre de celular disponível mais próxima, mesmo no meio de uma chamada, sem perda de serviço. O IAPP foi projetado para configurações de camada 2, o que significa alternar entre diferentes pontos de acesso que fazem parte da mesma rede. O problema aqui não está no dispositivo do usuário encontrar e alternar para o ponto de acesso mais próximo. Em vez disso, o problema é como garantir que a rede acompanhe quando o usuário muda de ponto a ponto, de modo que a rede possa manter um fluxo contínuo de dados através dos vários pontos de acesso entre o usuário e a Internet.
Configuração técnica
O IAPP funciona de forma relativamente simples. Quando o dispositivo do usuário se conecta a um novo ponto de acesso (por exemplo, quando o usuário muda de local físico), o ponto de acesso transmite duas informações pela rede, como se fosse um memorando. A primeira informação identifica o dispositivo do usuário e permite que a rede saiba onde o dispositivo está. A segunda informação identifica o ponto de acesso e permite que a rede saiba como rotear os dados para chegar ao dispositivo do usuário. Esses "memorandos" são marcados com data e hora para que a rede saiba que cada novo conjunto de informações substitui as instruções anteriores.
Problemas administrativos
O IAPP é formalmente conhecido como IEEE 802.11F e é um conjunto de regras adicionais opcionais para IEEE 802.11, que é a estrutura básica do Wi-Fi. Em 2003, o IEEE publicou o IAPP como recomendação para uso em testes. Na prática, porém, o IAPP não fez o suficiente para lidar com os problemas de rastrear um dispositivo se movendo entre pontos de acesso que usavam equipamentos de diferentes fabricantes. Também não fez o suficiente para resolver os problemas de segurança relacionados a essa configuração ou o problema de manter conexões de dados rápidas. Em 2006, o IEEE retirou sua recomendação, o que significa que não faz mais parte dos padrões oficiais de Wi-Fi.
Confusão de siglas
Em algumas circunstâncias, as referências a "IAPP" e rede podem não estar relacionadas diretamente ao protocolo de ponto de acesso. Em vez disso, o palestrante ou escritor pode estar se referindo à Associação Internacional de Profissionais de Privacidade. Embora este IAPP lide com todo o campo de informações e privacidade, ocasionalmente publica relatórios ou apresenta apresentações relacionadas às implicações para a privacidade de tipos específicos de rede, incluindo configurações de Wi-Fi.