Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) é um protocolo de configuração automatizada para redes IP. O DHCP foi projetado para configurar automaticamente um computador com um endereço IP, eliminando a necessidade de intervenção humana. Esse protocolo também rastreia os computadores conectados à rede e evita que mais de um computador tenha o mesmo endereço IP. Para todas as funções úteis que o DHCP oferece, existem algumas desvantagens em utilizar este sistema.
Problemas de segurança
A automação de DHCP pode ser um sério risco de segurança se um servidor DHCP não autorizado for introduzido na rede. Um servidor não autorizado não está sob controle da equipe da rede e pode oferecer endereços IP aos usuários que se conectam à rede. Se um usuário se conectar ao DHCP não autorizado, as informações enviadas por essa conexão podem ser interceptadas ou analisadas, violando a privacidade do usuário e a segurança da rede. Isso é conhecido como ataque man in the middle e pode levar a sérias consequências se informações confidenciais forem enviadas pelo servidor DHCP não autorizado.
Falha
Outro problema é que, se apenas um único servidor DHCP estiver instalado, ele formará uma única junção crítica onde a falha pode ocorrer de um único problema para um problema em todo o sistema. Se o servidor falhar, qualquer computador conectado que ainda não tenha um endereço IP tentará e não conseguirá obter um. Os computadores que já possuem um endereço IP anterior à falha do servidor tentarão renová-lo, o que fará com que o computador perca seu endereço IP. Todo o acesso à rede seria perdido até que o servidor fosse restaurado, levando a possíveis complicações para aqueles conectados e precisando se comunicar com a rede.
Configuração adicional
Se a rede tiver várias sub-redes ou segmentos, um único servidor DHCP pode ser insuficiente. Compensar essa falta requer configuração adicional, o que significa tempo e dinheiro adicionais gastos na configuração de tudo. Cada segmento de rede pode exigir seu próprio servidor DHCP ou um agente de retransmissão DHCP. Se nenhuma das opções for viável, todos os roteadores conectados podem precisar ser configurados para transmissões do protocolo Bootstrap (BootP). BootP é mais antigo e menos avançado que os protocolos DHCP, e nem todos os sistemas podem suportar protocolos de rede BootP.
Windows Server 2003
Se sua rede estiver executando o Windows Server 2003, um sistema operacional de servidor Microsoft mais antigo, você pode ter problemas com seu cliente DHCP. Nem todos os clientes DHCP funcionam corretamente quando conectados ao Windows Server 2003, embora esse problema possa ou não ocorrer dependendo do cliente que está sendo usado.