Os roteadores permitem que residências, escolas e empresas operem computadores sem âncoras em fios e tomadas elétricas. Esses gadgets úteis têm uma desvantagem, pois podem superaquecer, independentemente da marca ou da idade. Muitas instalações deixam seus computadores ligados por 24 horas, e os roteadores, em particular, podem se desgastar com o tempo; o sintoma mais aparente é o superaquecimento. Mais superaquecimento ocorre no verão do que no inverno, e o tráfego de jogos pesados ou o carregamento de grandes aplicativos fazem com que os roteadores fiquem quentes.
Conexão com a Internet perdida
As conexões de Internet perdidas são o sintoma mais comum de um roteador superaquecido. Queda aleatória de conexões, sem avisar os roteadores quentes da praga. As conexões com a Internet são interrompidas por períodos variados de tempo, variando de segundos a minutos ou, às vezes, horas. A maior frustração de roteador dos operadores de computador está em não saber quando a conexão com a Internet retornará.
Operação lenta do computador
Quando os roteadores superaquecem, às vezes as operações do computador ficam lentas ou congelam. Mesmo em residências ou instalações com banda larga de alta velocidade ou outras fibras ópticas ultrarrápidas, pouco ou nada acontece na tela do computador quando o roteador superaquece. A velocidade de conexão semelhante à de um caracol pode ser igual, na frustração dos usuários, a nenhuma conexão.
Luzes piscando
Luzes piscando, luzes piscando ou nenhuma luz do roteador sinalizam um roteador superaquecido. Às vezes, as luzes do roteador piscam a uma velocidade vertiginosa. Outras vezes, a luz vermelha de diagnóstico permanece acesa enquanto as luzes de conexão ficam pretas.
Falha de hardware
A falha completa de hardware, não apenas do roteador, mas da placa-mãe do computador, ocorre no pior cenário de um roteador escaldante. Alguns donos de computadores confessam ter se queimado ao tocar em um roteador superaquecido; um roteador superaquecido pode até mesmo iniciar um incêndio.