As placas-mãe podem ficar ruins por vários motivos, embora existam alguns culpados comuns. Entre as causas mais comuns de falha da placa-mãe estão o excesso de choques elétricos, danos físicos ou excesso de calor. Alguns desses perigos são inevitáveis e podem variar em probabilidade dependendo do modelo do seu computador. Felizmente, existem alguns passos simples para proteger a placa-mãe do computador, ou placa-mãe, como também pode ser chamada.
Sinais de uma placa-mãe com defeito
Detectar a diferença entre uma placa-mãe com falha ou falha e outros componentes com falha pode ser difícil. Essa dificuldade surge porque todos os componentes de um computador estão conectados à placa-mãe. Assim, se você está tendo problemas para ver a tela, pode ser que a placa-mãe esteja falhando ou a placa de vídeo esteja falhando. Por esse motivo, qualquer parte do computador com falha pode ser um sinal de falha na placa-mãe. No entanto, existem algumas indicações mais específicas de que a falha é a placa-mãe. Isso inclui o desligamento aleatório do sistema, todos os componentes do computador sendo ligados sem que uma imagem ao vivo apareça na tela e apenas alguns componentes da placa-mãe funcionando.
Causas de uma placa-mãe com falha
Tal como acontece com a maioria dos componentes do computador, o culpado mais comum quando uma placa-mãe falha é o calor. Todos os componentes do computador são particularmente sensíveis ao calor, e o interior do computador pode ficar bastante quente. Com o tempo, isso desgasta a placa-mãe e pode levar à sua falha. Uma segunda causa comum de falha da placa-mãe são danos elétricos. Geralmente isso ocorre durante a manutenção do computador, como a instalação de novos dispositivos periféricos. Durante a manutenção, se o técnico tiver eletricidade estática acumulada em suas mãos, ela pode descarregar na placa-mãe, causando uma falha. Sobretensões elétricas, como aquelas criadas por raios atingindo uma linha de energia, também podem levar à falha da placa-mãe. Isso é mais comumente evitado usando um protetor contra surtos, mas alguns surtos são poderosos o suficiente para dominar o protetor contra surtos e destruir a placa-mãe. A última causa comum de falha da placa-mãe é o dano físico. Isso pode ser na forma de danos causados pela água ou impacto físico real. Embora a placa-mãe seja normalmente bem protegida, um golpe forte o suficiente no gabinete do computador ou a introdução de água no gabinete pode levar à falha da placa-mãe.
Diagnosticando a falha da placa-mãe
Determinar que a placa-mãe é a causa de um sintoma específico pode ser difícil. Embora existam ferramentas especializadas para determinar se um componente específico falhou, o método mais fácil para determinar quais componentes estão danificados é um simples teste de bancada. No entanto, isso requer um segundo computador ou, pelo menos, componentes extras. O método para isso é determinar quais possíveis causas podem levar aos sintomas de falha da placa-mãe. Por exemplo, se o sistema for desligado aleatoriamente, pode ser a placa-mãe, a fonte de alimentação ou os cabos de conexão. Nesse caso, você pode conectar a fonte de alimentação a outro sistema que esteja funcionando e, se o problema persistir no outro sistema, a fonte de alimentação é a causa provável da instabilidade do sistema. Da mesma forma, se o computador ligar, mas não exibir uma tela ativa, você poderá mover a placa de vídeo para um segundo computador em funcionamento e determinar se a placa de vídeo está com defeito. Em seguida, tente usar a placa de vídeo boa do segundo computador no computador danificado para determinar se é apenas a placa de vídeo ou se também é a placa-mãe. Embora este método não seja infalível, é eficaz.
Como evitar falhas na placa-mãe
Algumas etapas simples podem ser tomadas para garantir que a placa-mãe não falhe. Embora uma placa-mãe possa falhar de qualquer maneira, simplesmente devido à idade ou circunstâncias imprevistas, é menos provável que falhe se você tomar algumas precauções simples. Primeiro, certifique-se de que o computador esteja em um local estável, onde não seja derrubado e provavelmente não derrame líquido sobre ele. Em segundo lugar, se for realizada qualquer manutenção que exponha a placa-mãe, use uma pulseira antiestática ou descarregue qualquer eletricidade estática antes de trabalhar no computador tocando em um objeto de metal aterrado. Terceiro, manter a placa-mãe limpa e livre de poeira pode garantir que ela continue funcionando, embora alguns fabricantes de computadores não permitam que os usuários abram o gabinete durante o período de garantia. Por último, garantir que você use um protetor contra surtos de qualidade pode evitar que a placa-mãe seja destruída por surtos de energia.
Laptops
As placas-mãe de laptop estão mais expostas a danos do que as placas-mãe de desktop. Embora eles tendam a ficar mais limpos, eles são mais propensos a serem expostos ao calor devido ao pequeno gabinete. Eles também são mais propensos a serem expostos ao impacto, pois o computador está sendo movido regularmente. Ao transportar um laptop, é crucial usar um estojo projetado para laptops que evite que forças contundentes atinjam o laptop. Além disso, muitos laptops têm aberturas na parte de trás e na parte inferior. Como resfriar o interior de um laptop é muito mais difícil devido ao espaço confinado, é fundamental garantir que eles permaneçam desbloqueados enquanto se trabalha no laptop. Saiba onde eles estão em seu laptop e certifique-se de deixá-los desbloqueados durante o trabalho e a placa-mãe do laptop deve ser efetivamente resfriada.