>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Tomada de força vs. Protetor contra surtos


Se você tem vários itens eletrônicos, sabe que seria um grande incômodo passar cabos de uma tomada para outra e ainda ter eletrônicos relacionados em um local geral. A tomada de energia resolve esse problema fornecendo tomadas adicionais enquanto ocupa apenas um slot na tomada da parede. Algumas pessoas optam por comprar uma tomada pensando que é a mesma coisa que um protetor contra surtos; afinal, esses produtos são semelhantes. No entanto, eles servem a propósitos muito diferentes.

História


O desenvolvimento de tomadas e protetores contra surtos ocorreu no início da era do computador. A torre do computador e o hardware associado precisavam de várias tomadas. Era inconcebível instalar uma grande quantidade de fiação para tomadas de parede para uso do computador. A versão de tomada portátil resolveu esse problema.

Surto de energia


Um pico de energia ocorre quando a tensão da linha de energia atinge picos de mais de 10 milissegundos. Na maioria das vezes, os dispositivos movidos a motor causam a maioria dos surtos. Esses dispositivos consomem energia e, quando desligam, essa energia é redirecionada como um excedente de tensão. Por outro lado, raios e trovoadas causam os picos de tensão mais perigosos. Eletrônicos conectados, mesmo que não estejam sendo usados, são suscetíveis a danos durante condições climáticas severas.

Toque de energia


A tomada de força, também conhecida como régua de energia, geralmente possui uma chave liga/desliga, várias tomadas, um disjuntor e um cabo dobrável. Dispositivos baratos, como cafeteiras e torradeiras, são ideais para uso em torneiras. As torneiras de energia têm preços razoáveis, pois muitas residências e escritórios tendem a ter vários aparelhos básicos. É importante notar que as tomadas de energia não são cabos de extensão. Os cabos de extensão são apenas para uso temporário e têm um padrão diferente do Underwriter Laboratories (UL), o avaliador de tomadas e protetores contra surtos. Os protetores contra surtos atendem à UL 1449, enquanto as réguas de energia atendem às normas UL 1283.

Protetor contra surtos


Os protetores contra surtos, também conhecidos como supressores de surtos, são para aparelhos eletrônicos mais caros, como computadores, televisores e sistemas de entretenimento doméstico. Esses protetores adicionaram mecanismos de filtragem elétrica. O protetor contra surtos listará a classificação elétrica em Joules de energia e a tensão máxima que ele pode suportar no caso de um pico de tensão. Esta lista pode ser impressa na embalagem do protetor contra surtos e, às vezes, também no protetor.

Considerações


O protetor contra surtos protege apenas os itens conectados em sua estrutura. Consulte a classificação Joule para determinar se o item será ou não apropriado para seus propósitos de uso. Esteja ciente de que não protegerá o circuito da parede contra problemas de tensão.