>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como consertar um fio de fibra óptica quebrado


Você pode reparar a fibra óptica quebrada usando um dos dois métodos. A primeira é uma emenda mecânica onde você alinha as duas peças da junta e usa um gel óptico para auxiliar na transferência de luz. O segundo método envolve a fusão das duas peças usando calor. As emendas mecânicas têm maior perda que as emendas por fusão e, embora o equipamento seja menos dispendioso, o custo por emenda é maior.

Etapa 1


Retire a capa externa com um decapador de cabos. Gire a ferramenta ao redor do cabo uma vez e, em seguida, gire a lâmina 90 graus. Puxe o descascador ao longo do cabo para cortar ao longo de seu comprimento. Você pode então retirar a jaqueta para revelar várias camadas protetoras que devem ser removidas por sua vez usando uma tesoura ou um estilete. Sob as camadas protetoras estão feixes de fibras, que se parecem muito com fios. Remova as jaquetas internas e limpe o gel protetor com um pano embebido em álcool.

Etapa 2


Limpe o decapante de fibra óptica com álcool. Remova o tubo tampão com o decapante e limpe a fibra até que ela faça um ruído. Examine-o sob ampliação para ver que você removeu todo o tubo de tampão. Insira a fibra no dispositivo de clivagem, trave-a no lugar e corte-a no comprimento. Cutelos na verdade não cortam a fibra. Eles fazem um pequeno corte nele e o quebram em um ângulo preciso. Os cutelos usados ​​para emendas de fusão operam com tolerâncias mais estreitas do que aquelas destinadas a emendas mecânicas e, consequentemente, custam mais.

Etapa 3


Insira a fibra na bandeja de alinhamento de emenda mecânica. Alguns têm tampas que se encaixam após a instalação da fibra. Outros são feitos para que a fibra deslize a partir do final. Siga as instruções do fabricante. Esses aparelhos possuem gel que ajuda a reduzir as perdas. Um tipo de emenda mecânica usa uma janela para permitir que o técnico alinhe a fibra fisicamente em conjunto com uma fonte de laser visível.

Etapa 4


Instale um novo tubo termorretrátil antes de clivar se estiver usando um processo de fusão. Esta etapa ajuda a evitar a contaminação. Basta deslizar para um lado até que a fibra seja unida. Abra o dispositivo de fusão e alinhe as fibras. Observe que existem canais diferentes para tamanhos diferentes. Feche a ferramenta e ative o arco elétrico para fundir as duas extremidades. Um tipo de ferramenta verifica a nova junta quanto a perdas e executa um teste de resistência à tração quando a unidade é aberta. Deslize o tubo termorretrátil sobre a nova junta e encolha-o para caber.

Dica


Mantenha o equipamento limpo, pois é fundamental para a repetibilidade a longo prazo. Limpe o decapante de fibra óptica com álcool antes e depois do uso. Da mesma forma, limpe o dispositivo de clivagem regularmente junto com as garras que mantêm as fibras no lugar durante a montagem.