A extensão do arquivo CFG denota um arquivo de configuração. No sistema operacional Windows, os arquivos de configuração geralmente são denominados "config.cfg" ou um nome de arquivo semelhante com a extensão ".cfg". Os arquivos CFG são arquivos baseados em texto que você pode criar e visualizar em um editor de texto. Em muitos casos, as instalações do Windows criam automaticamente esses arquivos de configuração para aplicativos. Para criar seu próprio arquivo CFG, use o bloco de notas do editor de texto nativo do Windows.
Etapa 1
Clique em “Iniciar” e “Todos os Programas”.
Etapa 2
Clique na pasta “Acessórios” para expandir o conteúdo e clique em “Bloco de Notas”. Como alternativa, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho do Windows, clique em "Novo" e "Documento de texto" para criar um novo documento de texto no Bloco de Notas.
Etapa 3
Digite os campos e valores no arquivo de configuração. Por exemplo, um arquivo de configuração pode ser formatado como:
var0 =baixo var1 =médio var2 =alto
Etapa 4
Clique na opção “Arquivo” na barra de navegação superior e clique em “Salvar”.
Etapa 5
Digite o nome do arquivo de configuração, juntamente com a extensão do arquivo ".cfg" entre aspas na caixa de entrada "Nome do arquivo". Por exemplo, digite "config.cfg" e inclua as aspas ao redor do nome e extensão do arquivo na caixa de entrada "Nome do arquivo".
Etapa 6
Clique no botão "Salvar". O arquivo CFG é criado.