O Microsoft Excel é um programa útil para ajudar jovens estudantes a aprender matemática. Se você precisar montar uma planilha com desigualdades, poderá usar o Excel para criar uma tabela de pontos de dados de uma equação e, em seguida, usar a ferramenta de gráfico para exibir essa equação graficamente. Para construir um gráfico preciso, você precisará de uma compreensão básica das funções do Excel, mas mesmo os iniciantes acharão o processo bastante fácil.
Etapa 1
Crie uma coluna de pontos de dados na coluna "A". Esses pontos de dados devem ser espaçados uniformemente, mas podem ser tão pequenos ou tão grandes quanto você desejar, dependendo do intervalo e do domínio do seu gráfico. Se você não tiver certeza, usar os números "-10" a "10" geralmente será suficiente.
Etapa 2
Digite a equação da desigualdade na célula “B1” e substitua “x” por “A1”. Por exemplo, se sua inequação for y<3x, digite "=3*(A1)."
Etapa 3
Copie o conteúdo da célula "B1".
Etapa 4
Cole a equação na redefinição das células na coluna "B" que correspondem aos seus pontos de dados na coluna "A".
Etapa 5
Selecione as células de ponto de dados e as células de equação.
Etapa 6
Clique em "Linha" na seção Gráficos da guia Inserir.
Etapa 7
Selecione a opção "Gráfico de linhas 2D".
Etapa 8
Clique em "Formas" acima do cabeçalho Ilustrações e selecione a ferramenta "Forma livre".
Etapa 9
Desenhe um polígono que corre ao longo da borda da linha plotada e ao longo das bordas da área do gráfico. Certifique-se de que esteja posicionado corretamente acima ou abaixo da equação, dependendo da desigualdade.
Etapa 10
Selecione o polígono, clique na guia "Formatar", clique em "Preenchimento da forma" e selecione "Mais cores de preenchimento".
Etapa 11
Ajuste a cor e a transparência para que a forma apareça claramente no gráfico.