O agrupamento NIC é o processo de vincular ou agrupar placas de rede em um grupo ou equipe para fornecer agregação de largura de banda ou tolerância a falhas. O agrupamento de NIC pode melhorar consideravelmente o desempenho da largura de banda e evitar a perda de conectividade. No entanto, o agrupamento de NIC não exige necessariamente mais de um adaptador de rede. Contanto que pelo menos um dos adaptadores de rede em seu servidor ofereça suporte a redes locais virtuais - a maioria das placas Ethernet modernas oferece - a configuração do agrupamento NIC no Windows Server é relativamente simples.
Etapa 1
Inicie um navegador da Web e navegue até a página de suporte da empresa que fabricou a(s) placa(s) Ethernet usada(s) em seu computador servidor. Baixe os drivers mais recentes do Windows para a(s) placa(s) NIC e instale-os em seu computador. Se o fabricante fornecer um utilitário de configuração avançada para a(s) placa(s) de rede, baixe-o e instale-o também.
Etapa 2
Pressione “Windows-R” para abrir a janela Executar. Digite “lbfoadmin” na caixa Executar e pressione “Enter”.
Etapa 3
Clique no nome da rede do servidor na lista de servidores, mesmo que haja apenas um. Clique em “Tarefas” na barra de menu, selecione “Equipes” e clique em “Nova equipe”.
Etapa 4
Insira um nome para a nova equipe NIC na caixa de diálogo Adicionar equipe. Selecione os adaptadores que deseja adicionar à nova equipe de NIC na lista.
Dica
Se o fabricante da sua placa de rede oferecer um utilitário de configuração avançado, você provavelmente poderá configurar o ID da VLAN para a NIC usando esse aplicativo. Se a placa não for fornecida com esse utilitário, você poderá configurar o ID da VLAN para a placa no Gerenciador de dispositivos. Para fazer isso, pressione "Windows-X", clique em "Gerenciador de dispositivos", role para baixo para abrir a seção "Adaptadores de rede" e clique com o botão direito do mouse no nome do dispositivo da NIC e selecione "Propriedades" no menu pop-up . Clique na guia "Avançado", selecione o valor "VLAN ID" na lista de propriedades, digite o VLAN ID e clique em "OK".
Se você não vir uma opção de ID de VLAN para sua NIC na janela Propriedades do Gerenciador de Dispositivos, baixe e instale os drivers mais recentes para sua placa de rede.
O Windows Server 2012 oferece suporte a até 32 NICs em uma única equipe.
O agrupamento de NIC para VLANs requer apenas uma placa de rede, mas deve suportar a separação do tráfego com o protocolo (a maioria faz isso).
Para usar o agrupamento NIC para proteção contra falhas por meio de failover, seu servidor deve ter pelo menos duas placas de rede físicas.
Se estiver usando VLANs, você deve especificar o ID da VLAN na caixa de diálogo Adicionar equipe. Para fazer isso, desative a opção "Padrão", selecione o botão de opção "Especificar VLAN" e insira o número de ID no campo fornecido.
A equipe de NIC também funciona em máquinas virtuais do Windows Server 2012 em execução no Hyper-V. O processo de configuração do agrupamento de NICs em uma máquina de servidor virtual é o mesmo da execução da tarefa em um computador físico. No entanto, se você pretende usar recursos de failover com a máquina virtual, deve habilitar a opção "Permitir falsificação de MAC" no painel de configuração do Hyper-V.
Aviso
Este procedimento funciona com o Microsoft Windows Server 2012 R2. Os métodos para realizar a tarefa podem variar ligeiramente ou consideravelmente em versões anteriores.
Se você não puder adicionar um ID de VLAN para a NIC após atualizar seus drivers, a placa não é compatível com a tecnologia e não pode ser usada para agrupamento de NIC.