Os dispositivos de armazenamento secundário para computadores não são apenas úteis para armazenar arquivos de backup, mas também permitem que os usuários de PC expandam sua capacidade de transferir grandes quantidades de outros meios, como fotos, filmes e projetos visuais de um computador para outro. Existem vários tipos de dispositivos de armazenamento secundário e a seleção de um tipo específico dependerá do uso e da capacidade de armazenamento necessária.
Por que armazenamento?
Para que seu computador opere totalmente de forma eficaz, ele deve ter a capacidade de armazenar dados após os programas terem concluído suas tarefas de processamento. Esses dados processados são armazenados em formato digital em um disco rígido, chamado de armazenamento secundário, ou em dispositivos de armazenamento em massa removíveis. Os dispositivos de armazenamento primário são conhecidos como memória de acesso aleatório, ou RAM, e o armazenamento é temporário. A RAM tem menos capacidade de armazenamento de dados e os dados desaparecem quando o computador é desligado.
O que é armazenamento secundário
Uma maneira de pensar em armazenamento secundário para o seu computador é considerar que, uma vez concluído o projeto, ele precisa ser arquivado em um gabinete separado, mas acessível. O armazenamento secundário do seu computador funciona da mesma maneira, pois depois que os programas de computador concluíram suas tarefas, a RAM precisa ter um local para armazenar o trabalho concluído, pois sua memória é apenas temporária. Assim que o computador for inicializado, você poderá acessar o projeto a partir do armazenamento secundário e fazer as adições ou conclusões necessárias.
Tipos de armazenamento secundário
Há uma variedade de dispositivos de armazenamento secundário que são armazenamento externo ou interno, que são usados para armazenar os dados do seu computador. Alguns dispositivos internos incluem discos magnéticos e ópticos, bem como fitas magnéticas. Alguns discos secundários são externos como os CDs e são usados principalmente para backups de dados, bem como armazenamento de áudio e visual. Cartões de memória, unidades flash e discos versáteis digitais (DVD) são dispositivos de armazenamento secundários que são usados. Os DVDs têm a capacidade de armazenar seis vezes mais dados do que os CDs, de acordo com a Computer Nature.
Benefícios do armazenamento secundário
Os dispositivos de armazenamento secundário oferecem vários benefícios distintos para o uso do computador, como possuir a capacidade de armazenar enormes quantidades de informações, como centenas, até o equivalente a milhares, de livros. O armazenamento secundário também elimina os custos outrora enormes para as empresas que foram incorridos para o armazenamento de documentos importantes em armários ou instalações de armazenamento. Além disso, os dispositivos de armazenamento secundário são seguros, confiáveis e permanentes, de acordo com o site da Universidade de Rhode Island.
Desvantagens do armazenamento secundário
Enquanto os dispositivos de armazenamento eletrônico RAM são rápidos, os dispositivos de armazenamento secundário são mais lentos porque são eletromecânicos. As informações no dispositivo secundário devem ser localizadas primeiro, depois copiadas e movidas para a memória primária ou RAM, que é considerada como tempo de busca de dados, de acordo com o site do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Hertfordshire. Além disso, o armazenamento secundário simplesmente fornece armazenamento para o computador, enquanto a “memória primária suporta a atividade contínua da CPU armazenando instruções e dados de programas atualmente em execução”, de acordo com o site Systems Architecture.