O erro quadrático médio (MSE) é usado em estatística para dar um valor numérico à diferença entre os valores indicados por uma estimativa e o valor real da quantidade. Quanto maior o MSE, mais distante a estimativa está dos pontos de dados verdadeiros. Para calcular o MSE manualmente, você teria que fazer vários cálculos que abrem o processo para erro. O uso de um formato de planilha, como o Microsoft Excel, reduz os erros e permite cálculos mais rápidos.
Etapa 1
Digite os pontos de dados na coluna A, começando na célula A1.
Etapa 2
Digite os pontos de dados estimados na coluna B, começando na célula B2.
Etapa 3
Digite "=A1-B1" na célula C1 e, em seguida, pegue a alça de preenchimento, que é o pequeno quadrado preto no canto inferior direito da célula. Arraste a alça de preenchimento para baixo na coluna para corresponder à última linha de dados inserida nas colunas A e B.
Etapa 4
Digite "=C1^2" na célula D2 e pegue a alça de preenchimento. Puxe a alça de preenchimento para baixo na coluna para corresponder à última linha que você preencheu nas colunas A a C.
Etapa 5
Clique na primeira célula vazia na coluna D e, em seguida, clique no símbolo sigma na faixa de opções. Esta ação adiciona a soma do quadrado dos erros.
Etapa 6
Calcule o MSE a partir dos dados inseridos. Clique na célula E1 e digite "=." Clique na célula de somatória e digite "/". Digite o número de pontos de dados inseridos na coluna A. Pressione Enter para obter o MSE.