Você pode usar o programa de design gráfico GIMP para criar suas próprias fontes personalizadas. O GIMP abriga filtros Alpha to Logo, o que facilita a produção de arte de palavras e designs de texto com aparência polida. Você pode criar um alfabeto inteiro dessa maneira para ser usado em vários projetos ou pode criar palavras prontas conforme necessário. O GIMP permite que você personalize cada filtro de logotipo para apresentar as cores, o design e o tamanho que você deseja que sua fonte tenha.
Etapa 1
Inicie o GIMP e comece um arquivo de fonte clicando em “Arquivo” e “Criar”. Siga a seta para a direita até "Logos", passando o cursor sobre o texto para ver as mais de vinte funções de fonte para escolher. Clique em uma entrada que pareça promissora para experimentar essa base específica. Por exemplo, comece com "Chrome" ou "Neon".
Etapa 2
Siga as instruções na caixa pop-up "Script-Fu", inserindo o texto desejado e completando o restante das opções desse filtro específico:cor de fundo, cor de primeiro plano, padrão, tamanho, sombra projetada ou assim por diante. Você também será solicitado a escolher uma fonte de computador para dar ao seu logotipo uma base para trabalhar.
Etapa 3
Clique em "OK" quando tiver inserido as configurações desejadas. A caixa "Script-Fu" será fechada e uma pasta de trabalho aparecerá abrigando sua criação de texto. Muitos dos filtros produzirão uma pasta de trabalho de várias camadas com um plano de fundo sólido.
Etapa 4
Exclua o fundo sólido, se desejar, clicando na miniatura correspondente no menu "Camadas" e pressionando a tecla "Excluir" no teclado. Um plano de fundo quadriculado cinza agora estará visível, sinalizando que a pasta de trabalho é semitransparente.
Etapa 5
Salve seu arquivo de fonte usando uma extensão de arquivo de imagem que suporte transparência, como ".png".
Dica
Se você quiser criar um conjunto completo de alfabeto usando as mesmas configurações, você pode digitar o alfabeto inteiro em seu campo de texto e depois cortar letra por letra, salvando cada letra como seu próprio arquivo ".png".
Aviso
Salvar seu arquivo usando uma extensão ".png" compactará todas as camadas da pasta de trabalho. Se você quiser salvar sua criação como uma pasta de trabalho de várias camadas que você pode reeditar no GIMP, salve também seu arquivo usando a extensão nativa do GIMP ".xcf".