"Somente leitura" e "oculto" são atributos que os usuários de sistemas operacionais Windows podem adicionar a um arquivo. Definir um arquivo como somente leitura ou oculto não altera o conteúdo do arquivo. Em vez disso, as configurações alteram a maneira como o sistema operacional permite que os usuários visualizem e editem os arquivos. Compreender o que cada atributo faz pode ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu computador.
O atributo somente leitura
Adicionar o atributo somente leitura a um arquivo impede quaisquer outras alterações nele. Ele ainda pode ser aberto ou lido, mas você deve remover o status somente leitura antes de fazer qualquer alteração. Defina um arquivo como somente leitura clicando com o botão direito do mouse e selecionando "Propriedades" no menu que aparece. Na próxima janela, clique na caixa ao lado de "Somente leitura" e clique no botão "OK". Repita esse processo para remover o atributo somente leitura. Este atributo também pode ser atribuído a uma pasta inteira. Os arquivos adicionados posteriormente à pasta não terão o atributo, a menos que sejam adicionados manualmente.
O objetivo do atributo somente leitura
A principal razão pela qual os usuários definem arquivos como somente leitura é garantir que ninguém edite acidentalmente um arquivo. Essa ferramenta pode ser especialmente útil ao trabalhar em projetos que exigem vários rascunhos ou quando vários usuários estão trabalhando no mesmo projeto. Arquivos designados como somente leitura ainda podem ser movidos, copiados, renomeados e excluídos normalmente. O atributo não deve ser considerado um recurso de segurança.
Este atributo oculto
Um arquivo definido como "oculto" não é exibido quando sua pasta é aberta com o Windows Explorer e não será exibido nos resultados da pesquisa. Defina um arquivo como oculto clicando com o botão direito do mouse e selecionando "Propriedades" no menu pop-up. Clique na caixa ao lado de "oculto" na janela que aparece e clique em "OK" para salvar as alterações.
O propósito do atributo oculto
O atributo oculto não se destina a ser um recurso de segurança. Em vez disso, o Windows define uma variedade de arquivos importantes do sistema como ocultos para evitar modificações inadvertidas. Para visualizar os arquivos ocultos em seu computador, clique no botão “Iniciar” e depois em “Painel de Controle”. Na janela que se abre, clique em "Aparência e Personalização" e depois em "Opções de Pasta". Clique na guia "Exibir" na próxima janela que se abre e depois em "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas" sob o título "Configurações avançadas". Clique no botão "OK" para salvar as alterações. Acessar arquivos de sistema que os desenvolvedores do sistema operacional ocultaram pode causar instabilidade no sistema.