Uma LAN (rede local) interconecta vários computadores usando a tecnologia Ethernet. À medida que a tecnologia avança, os recursos de rede começaram a ser fornecidos como um recurso padrão na maioria das placas-mãe. Onboard LAN é um chipset especializado na placa-mãe projetado para lidar com as responsabilidades de rede do computador, como rede doméstica e conectividade com a Internet.
Rede local
As redes locais conectam vários computadores dentro de uma proximidade física limitada por meio de cabos Ethernet ou Ethernet sem fio, como em residências, escolas ou empresas. Nos primeiros computadores, esse recurso não era um recurso padrão e exigia a instalação de uma placa de interface de rede (NIC). A instalação de NIC foi necessária até que as LANs se tornassem mais comuns, exigindo recursos de rede mais eficientes e menos dispendiosos. Os controladores LAN integrados suportam vários aprimoramentos de hardware e software integrados para rede, como gerenciamento de energia e escalabilidade de entrada/saída (E/S).
LAN integrada
À medida que a tecnologia dos transistores avançava, tornou-se mais fácil integrar certas funções nas placas-mãe, como LAN integrada e som. Fisicamente, a LAN integrada é habilitada por meio de um pequeno chip embutido na placa-mãe do computador. Essa configuração permite que uma porta Ethernet esteja disponível na parte traseira da placa-mãe sem usar um slot de expansão. As LANs integradas também permitem que o software seja executado no próprio computador que lida com tarefas de rede mais avançadas e pode ser aprimorado por meio de software conforme necessário.
Desempenho da LAN integrada
Os recursos de rede local integrados não substituem completamente a necessidade de placas de rede adicionais. Essas contrapartes integradas são adequadas para tarefas de rede doméstica e conectividade com a Internet, mas usam recursos da CPU. O firmware da placa-mãe integrado também oferece recursos de detecção automática e configuração automática para facilitar a criação de uma rede doméstica. Essas implementações de rede, no entanto, não possuem recursos avançados, como qualidade de serviço e recursos de comutação. Portanto, aplicativos de missão crítica, como redes corporativas, ainda exigem hardware de rede dedicado.
Equipe de LAN integrada
Devido à sua implementação simples e custo de incorporação relativamente barato, os computadores mais novos geralmente são fornecidos com vários chipsets de LAN integrados. Isso, por sua vez, permite várias portas Ethernet em uma única placa-mãe. Essas placas-mãe geralmente fornecem um recurso conhecido como agrupamento. O agrupamento permite que ambas as portas Ethernet atuem como uma única porta. Isso tem o efeito de quase dobrar a largura de banda disponível para a própria placa-mãe do computador. Essa solução é frequentemente empregada em placas-mãe de classe entusiasta para aumentar os recursos de transferência de rede sem aumentar o custo geral da infraestrutura.