O Portable Document Format, ou PDF, do Adobe Acrobat, permite criar documentos projetados para exibição em computadores, bem como imprimir em impressoras. No entanto, os computadores produzem cores para exibição em monitores de computador combinando tons de vermelho, verde e azul - o modelo de cores RGB. As impressoras, por outro lado, usam o modelo de cores ciano, magenta, amarelo e preto ou CMYK. Para que os PDFs sejam impressos corretamente em impressoras, muitas vezes é necessário convertê-los de RGB para CMYK. Você pode converter PDFs RGB em CMYK na caixa de diálogo Preferências no Adobe Acrobat Pro.
Etapa 1
Abra o PDF que deseja converter para CMYK no Adobe Acrobat Pro, selecionando o menu “Arquivo” e escolhendo “Abrir”. Isso exibe a caixa de diálogo Abrir. Navegue até o arquivo, selecione-o e clique no botão "Abrir".
Etapa 2
Clique no menu “Editar” e escolha “Preferências”. Isso abre a caixa de diálogo Preferências.
Etapa 3
Clique em "Gerenciamento de cores" na lista Categorias.
Etapa 4
Clique no menu suspenso “Configurações” e escolha “North America Prepress 2”. Isso instrui o Acrobat a preservar os valores CMYK do documento para uma impressora norte-americana.
Observe que muitas gráficas contratam grandes tiragens CMYK para empresas de impressão em todo o mundo. O Acrobat Pro também possui perfis de pré-impressão europeus e asiáticos. Pergunte à sua gráfica qual opção escolher.
Etapa 5
Clique no menu suspenso "CMYK" e escolha a configuração apropriada para a impressora de sua loja de impressão. Pergunte à sua gráfica qual opção escolher.
Etapa 6
Clique OK."
Etapa 7
Clique no menu “Arquivo” e escolha “Salvar como”. Nomeie e salve o arquivo.
Aviso
Por exemplo, se o documento foi originado no Adobe InDesign, um programa popular de layout de documentos impressos, você pode usar a predefinição de PDF de qualidade de impressão desse programa. Clique no menu "Arquivo", escolha "Adobe PDF Presets" e selecione "[Qualidade da Imprensa]". Isso cria um PDF otimizado para uma impressora CMYK.