Um armazém virtual é outro termo para um armazém de dados. Um data warehouse é uma ferramenta de computação projetada para simplificar a tomada de decisões na gestão de negócios. Ele coleta e exibe dados de negócios relacionados a um momento específico, criando um instantâneo da condição do negócio naquele momento. Os armazéns virtuais geralmente coletam dados de uma ampla variedade de fontes.
Banco de dados
Um armazém virtual é essencialmente um banco de dados de negócios. Os dados encontrados em um armazém virtual geralmente são copiados de várias fontes em um sistema de produção. Isso é feito para que os dados relacionados possam ser pesquisados rapidamente e sem acessar todo o sistema. Realizar uma pesquisa de um sistema de produção inteiro de uma só vez pode comprometer o desempenho do sistema. O uso de um data warehouse elimina esse risco operacional e acelera o processo geral de acesso.
Data Mart
Dependendo do tipo de informação que está sendo armazenada em um armazém virtual, um único armazém pode ficar sobrecarregado com dados de dezenas de fontes diferentes relacionadas a qualquer número de tópicos em potencial. Para evitar que o warehouse se torne impossível de navegar, às vezes são usadas subdivisões chamadas data marts. Esses data marts dividem as informações salvas no warehouse em categorias que podem ser selecionadas e pesquisadas individualmente com base no que o usuário está procurando.
Recursos
Os data warehouses geralmente são atualizados regularmente para garantir que reflitam a condição atual da empresa cujos dados armazenam. Muitas vezes, eles podem ser configurados para atualizar em um horário diário, semanal ou personalizado, dependendo dos desejos do usuário. Os dados armazenados em um armazém virtual são estáticos. Isso significa que os novos dados são armazenados ao lado dos dados existentes e não sobre eles, permitindo que você acesse informações históricas e atuais.
Integração
Outra vantagem de usar um armazém virtual para armazenar e catalogar dados é a integração. Em termos de computação, a integração é quando os dados extraídos de duas ou mais fontes que rotulam suas informações de maneira diferente são armazenados usando um único meio de identificação. A integração é útil para fins de recuperação de dados, pois possibilita pesquisar todos os dados armazenados de uma só vez, em vez de realizar pesquisas individuais de cada fonte ditadas pelo método de identificação específico da fonte.