>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

A diferença entre algoritmos, pseudocódigo e linguagens de programação


Se você é novo em programação de computadores ou se é autodidata, pode ficar confuso com alguns termos comumente usados. A maioria das pessoas tem clareza sobre o que é uma linguagem de programação, mas termos como "algoritmo" e "pseudocódigo" são muitas vezes jogados sem nenhuma compreensão clara de seu propósito. Algoritmos, pseudocódigo e linguagens de programação são ferramentas utilizadas por programadores em diferentes estágios de desenvolvimento de projetos. Se você entender seu uso adequado, poderá desenvolver programas mais rapidamente, e esses programas serão mais fáceis de manter.

Algoritmos


Um algoritmo é simplesmente uma série de passos que você segue ao resolver um problema. Você lista as etapas na ordem em que devem ser executadas. Se você der a um amigo instruções sobre como chegar à sua casa – começando no local inicial dele e terminando no local pretendido – você pode chamar isso de algoritmo para chegar à sua casa. Receitas para assar um bolo ou instruções para construir uma mesa também são algoritmos. No entanto, os programadores de computador usam o termo especificamente para descrever as etapas que um programa de computador projetado adequadamente seguirá para executar sua finalidade pretendida.

Linguagens de programação


É claro que os computadores não entendem instruções escritas em linguagens humanas. O algoritmo deve ser "explicado" para eles em uma linguagem que eles entendam, e essa linguagem é um código binário - uma série de zeros e 1s que é difícil para os humanos lerem e escreverem sem cometer muitos erros. As linguagens de programação foram projetadas para facilitar esse processo. Eles usam palavras-chave e sintaxe especiais - o equivalente ao vocabulário e gramática em uma linguagem humana. A linguagem de programação então converte essas palavras-chave e sintaxe em código binário que o computador executa para executar o algoritmo.

Pseudocódigo


Quando começam a projetar um programa, os programadores geralmente não sabem em qual linguagem de programação o programa será escrito. Mesmo que o façam, eles podem descobrir que a linguagem de programação não é uma maneira natural de pensar claramente sobre a lógica das etapas do algoritmo. Para facilitar esse processo, os programadores usam uma forma intermediária de código chamada "pseudocódigo". O pseudocódigo parece uma linguagem humana simplificada, mas não é baseado em nenhuma linguagem de programação específica. Em vez disso, ele usa a sintaxe que é comum a muitas linguagens de programação. Um bom exemplo é a sintaxe de tomada de decisão como estruturas if-then; outro é a sintaxe de loop como estruturas for-next.

Vantagens de cada


Cada tipo de "linguagem" dá aos programadores uma vantagem no estágio de desenvolvimento em que é usado. Os algoritmos podem ser escritos em linguagem humana normal, permitindo que especialistas que não são programadores forneçam informações para a fase de desenvolvimento do programa. O pseudocódigo permite que programadores especializados em diferentes linguagens de programação unam seus conhecimentos e criem o código mais eficiente, resultando em programas rápidos e compactos. E as próprias linguagens de programação fornecem flexibilidade, pois algumas linguagens são mais adequadas para determinados trabalhos. Usando todas as três ferramentas, melhores programas de computador podem ser desenvolvidos de forma mais rápida e econômica.