Os alto-falantes parabólicos são projetados para emitir um som altamente direcional, o que significa que só pode ser ouvido quando você está em um local específico. Esses tipos de alto-falantes são frequentemente usados em museus e locais onde os designers desejam som em uma área específica sem derramar em outras áreas. Alto-falantes parabólicos profissionais são instrumentos sofisticados e caros, mas você pode fazer seu próprio alto-falante parabólico simples com materiais comuns. Quando o projeto estiver concluído, você terá um alto-falante que poderá apontar em uma única direção sem muito derramamento.
Etapa 1
Corte um buraco no centro da tigela com a broca e a broca de corte. Esfregue a área cortada com lixa até que fique lisa e livre de bordas irregulares.
Etapa 2
Deslize o tubo de PVC pelo orifício até que a extremidade fique ligeiramente acima da borda da tigela. Aplique um pouco de cola quente no interior da tigela onde o PVC e a tigela se encontram. Deixe secar.
Etapa 3
Coloque um dos alto-falantes alimentados contra a lateral do tubo de PVC de modo que o alto-falante aponte para baixo em direção ao centro da tigela. Aplique um pouco de cola quente no alto-falante e pressione-o contra o PVC. Segure-o no lugar enquanto seca e repita com o outro alto-falante, colocando-o no lado oposto do tubo de PVC de modo que também fique voltado para baixo em direção ao centro da tigela.
Etapa 4
Faça um furo no tubo de PVC uma polegada abaixo dos alto-falantes e passe os cabos do alto-falante pelo furo e pela extremidade aberta do tubo de PVC do outro lado da tigela.
Etapa 5
Conecte os alto-falantes e conecte-os a uma fonte de áudio, como um MP3 player ou estéreo, e aponte a abertura da tigela na direção em que deseja que o som vá.
Dica
Monte a outra extremidade do tubo de PVC em um suporte ou pendure-o no teto, se desejar.