Com o Excel 2007, a Microsoft trouxe um novo formato para os arquivos do Excel -- .xlsx, que contém todos os dados da planilha em um arquivo compactado com estruturas de dados derivadas de XML dentro dele. Pense em .xlsx como um arquivo compactado com vários outros arquivos dentro dele. Ele também trouxe um novo formato de arquivo para pastas de trabalho habilitadas para macro, com a extensão *.xlsm. Se você é novo no Excel ou nos novos formatos, saber o que cada tipo de arquivo de dados contém pode ser um pouco confuso.
Pastas de trabalho habilitadas para macro
O Microsoft Excel usa uma linguagem de programação, Visual Basic for Applications (VBA), para fornecer automação em planilhas do Excel. Quando esses programas são anexados a uma planilha no Excel 2007, eles são anexados como um arquivo separado dentro da estrutura de arquivos compactados. Quando isso ocorre, a extensão é alterada para *.xlsm. Uma vantagem desse formato sobre os formatos anteriores do Excel é que o código VBA pode ser removido sem iniciar o arquivo. Isso pode ser feito alterando a extensão do arquivo para .zip, abrindo-o e excluindo o arquivo "vbaProject.bin" do subdiretório "xl" dentro dele.
Segurança de macros
Ao abrir uma pasta de trabalho habilitada para macro, por padrão, você verá uma notificação acima da barra de fórmulas dizendo "Risco de segurança:as macros foram desabilitadas" com um botão marcado "Opções". Pressionar o botão abrirá uma caixa de diálogo chamada "Alerta de segurança - Macro", que informará sobre a confiabilidade da fonte da macro e fornecerá a opção "Ajude a me proteger de conteúdo desconhecido" ou "Ativar isso contente." Se você confia na fonte da pasta de trabalho habilitada para macro, escolha a última e clique em “OK”.
Alteração das configurações de segurança
Você pode alterar o comportamento de segurança de macro do Excel clicando na guia "Desenvolvedor" do Excel e clicando no grupo "Código". Haverá uma opção para "Macro Security" no grupo lá. Suas opções para "Segurança de macros" incluem desabilitar todas as macros, sem notificação -- isso é útil para garantir que as macros nunca sejam executadas -- o padrão de desabilitar macros com uma notificação, conforme descrito acima, habilitar macros assinadas digitalmente para serem executadas automaticamente e habilitar todas macros, o que não é recomendado.
Outros formatos de pasta de trabalho habilitados para macro
A maioria das pastas de trabalho habilitadas para macro usa o formato .xlsm. Existem dois arquivos adicionais do Excel habilitados para macro. O primeiro tipo, .xltm, é um arquivo de modelo do Excel habilitado para macro. Um arquivo de modelo é um arquivo Excel pré-fabricado que possui várias fórmulas e instruções de formatação já preparadas; um exemplo de um modelo do Excel seria um programa de registro de trabalho por hora. Arquivos de modelo habilitados para macro significam que todas as planilhas feitas a partir do modelo também terão essas macros gravadas. O segundo tipo, com a extensão .xlam, é usado para arquivos de suplementos especializados do Excel que expandem a gama de funções e tipos de problemas que o Excel pode lidar. Pense nos arquivos .xlam como se fossem plugins de navegador para Excel.