>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

O que é um cabo LAN (100)?


"Rede Local" ou LAN é um termo que significa "rede privada". O conjunto dominante de padrões para as propriedades físicas das LANs é chamado de Ethernet. Os padrões Ethernet são publicados pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos e atualizados periodicamente para criar redes com melhor desempenho. A LAN "100" refere-se a um desses padrões.

Ethernet


Ethernet era originalmente um sistema de rede proprietário de propriedade da Xerox. Os primeiros padrões da Xerox recomendavam o uso de cabo coaxial. Em 1983, a responsabilidade de gerenciar os padrões foi entregue ao IEEE, e a Ethernet tornou-se um padrão aberto. Um padrão aberto está disponível para todos, gratuitamente ou por uma taxa de assinatura. Desde então, o IEEE produziu uma série de emendas aos padrões Ethernet; cada um carrega o código 802.3, seguido por uma ou duas letras para indicar uma série.

Convenção de nomenclatura


Embora o IEEE use o código 802.3 para todos os seus padrões Ethernet, os sistemas LAN completos que ele define recebem um código diferente. Este sistema de nomenclatura tem três elementos. A primeira é a velocidade de transferência de dados. Originalmente, isso era expresso em megabits por segundo, mas os sistemas posteriores recebem um código baseado em gigabits por segundo. A próxima parte do nome fornece seu método de transmissão, que é banda base ou banda larga. A parte final é um código para o tipo de cabo da rede.

Fast Ethernet


A versão de 100 Megabits por segundo da Ethernet foi lançada pelo IEEE em 1995 com a publicação do 802.3u. O padrão definiu três sistemas de cabeamento diferentes, cada um alcançando os mesmos níveis de desempenho. Esses tipos de redes são chamados de 100BASE-T4 e 100BASE-TX (que juntos são conhecidos como 100BASE-T) e 100BASE-FX. O "T" nos dois primeiros padrões refere-se ao cabo de par trançado. O "F" de 100BASE-FX indica que o padrão usava dois fios de cabo de fibra óptica multimodo.

Par trançado


O cabo de par trançado para rede vem em duas formas:par trançado não blindado, ou UTP, e par trançado blindado, ou STP. Dos dois, o UTP é o mais amplamente implementado. Ambos os tipos de cabo contêm oito fios configurados como pares, com os dois fios de cada par torcidos um ao redor do outro. A torção forma uma proteção contra interferência magnética, tornando desnecessária a blindagem, embora a STP tenha blindagem adicional. Normalmente, apenas quatro dos oito fios dentro do cabo são usados. O cabo UTP é categorizado em graus e graus mais altos têm melhores capacidades. O 100BASE-TX usa cabo UTP Cat-5, mas pode ser substituído pelo cabo STP equivalente. O 100BASE-T4 permite o emprego de cabos UTP de grau inferior, que são chamados de "Cat-3" e "Cat-4". Essas implementações usam todos os fios dentro do cabo, não apenas dois pares.